Tag: EAD

O número de matrículas na educação a distância cresceu mais de 600% em dez anos no Brasil. De 2006 a 2016, passou-se de 207.206 alunos para mais de 8 milhões de estudantes.

Esse aumento exponencial na quantidade de matrículas deve levar o EAD a se tornar a principal modalidade de ensino no Brasil nos próximos anos, ultrapassando as aulas presenciais.

O motivo de tanto sucesso? O ensino a distância traz uma série de benefícios para quem opta por essa modalidade. Siga com a leitura e descubra as vantagens e desvantagens do EAD!

 

Vantagens do EAD

Para começar a falar sobre o ensino a distância, nada melhor do que começar pelas vantagens do EAD, certo? Então vamos lá:

 

Flexibilidade de horários

Quem busca flexibilidade de horários vê no EAD uma ótima opção para conciliar os estudos com outras atividades, como um emprego, por exemplo.

Na educação a distância, as aulas ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, você pode acessá-las no momento mais oportuno, seja dia de semana, feriado, sábado ou domingo.

Saiba também: Como funciona o EAD?

Também não importa se você gosta de estudar pela madrugada, por exemplo. As videoaulas ficam disponíveis para que você as veja sempre que quiser e quantas vezes for necessário para absorver os conteúdos.

Entre as vantagens do EAD, essa é uma das que mais se destacam.

 

Sem deslocamento

Muitas pessoas deixam de estudar na instituição de ensino dos sonhos devido à distância. No entanto, mal sabem elas que é possível estudar nas melhores universidades brasileiras optando pelo EAD.

A parte teórica das aulas é disponibilizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e você as estuda em casa, no trabalho, na praia ou no parque. Em resumo, onde quiser.

Dica: Entenda a importância do ensino a distância para quem trabalha

Já os encontros presenciais são previstos no calendário acadêmico com antecedência. Dessa forma, você pode se programar para sair do trabalho um dia mais cedo para participar das atividades práticas ou então arrumar aquela carona para chegar no horário.

Como os deslocamentos são reduzidos consideravelmente, você economiza recursos e também pode passar mais tempo com a sua família, praticando esportes ou criando grupos de estudos com amigos.

 

Mensalidades mais em conta

Uma das vantagens do EAD é que os cursos são mais baratos do que os presenciais. Isso se deve ao fato de que, com as aulas online, a universidade tem a capacidade de inserir mais alunos em cada turma.

Leia também: E quando a escolha da profissão esbarra no financeiro, o que fazer?

Assim, se em um curso presencial a sala de aula comporta 30 alunos, em um curso a distância é possível inserir 100, 200 alunos. Dessa maneira, a universidade dilui o custo das aulas entre mais pessoas, o que se reflete em preços mais acessíveis para quem quer fazer uma faculdade.

Se considerarmos que você também não tem que ir à universidade todos os dias, é uma economia ainda maior.

 

Mesma qualidade do curso presencial

Uma dúvida que pode surgir para quem deseja saber as vantagens e desvantagens do EAD é sobre a qualidade da graduação a distância.

Esses cursos têm a mesma validade das faculdades presenciais. Isso é garantido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação a distância.

Nesse sentido, todo curso de graduação, seja presencial ou EAD, passa por dois tipos de processo: autorização e reconhecimento.

A autorização para o funcionamento do curso é dada após a apresentação de um projeto por parte da instituição de ensino e uma avaliação prévia da infraestrutura oferecida.

Quando a primeira turma do curso está prestes a se formar, há uma nova avaliação, que tem por objetivo analisar se a universidade cumpriu com todos os requisitos para oferecer um curso de qualidade aos estudantes.

Se estiver tudo certo, o curso é reconhecido pelo MEC e o diploma emitido pela instituição de ensino passa a ser válido em todo o território nacional.

 

Desvantagens do EAD

Agora que você já conhece as vantagens do EAD, chegou a hora de ver o outro lado. Quais são as desvantagens de estudar a distância?

 

Necessidade de gestão do tempo

Uma questão que deve ser considerada na hora de analisar as vantagens e desvantagens do EAD envolve as competências que o aluno precisa desenvolver para ter um bom desempenho nessa modalidade de ensino.

No EAD, como é o aluno quem decide quando assistir às aulas e quando realizar as atividades, ele precisa ter habilidade para organizar sua rotina e conciliar os prazos dos estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais.

Uma boa maneira de fazer isso é criar um cronograma de estudos, que pode ser feito com uma agenda de papel, uma agenda eletrônica e até um aplicativo de celular.

 

Não interagir presencialmente com colegas e professores

Outra questão que poderia ser considerada como desvantagem do EAD é a falta de interação presencial com os colegas e professores. No entanto, a tecnologia proporciona uma série de recursos e ferramentas para que você aprofunde a relação com essas pessoas.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibiliza ferramentas de chat, fórum e envio de correio eletrônico para que você se comunique rapidamente com seus colegas e professores.

Leia também: Graduação e crescimento pessoal: entenda a relação

Além disso, você também tem os encontros presenciais, que são essenciais para as aulas práticas. Nesses momentos, é possível conhecer melhor seus colegas, tirar dúvidas com tutores e vivenciar plenamente a vida acadêmica.

 

Estudar sozinho

Tem gente que se desenvolve melhor estudando junto com outras pessoas. Por isso, acredita que no EAD vai ficar desamparado no momento de estudar. Mas não é bem assim!

Além de interagir com colegas e professores por meio dos canais que mencionamos no último tópico, você também pode se reunir com alunos da mesma região em alguns dias da semana para que vocês estudem em grupo.

Vale lembrar que as videoconferências também podem ajudar quando você estiver se sentindo sozinho. Chame aquele colega com quem você tem mais afinidade e estudem juntos online!

 

Conclusão

Hoje você conferiu algumas das vantagens e desvantagens do EAD. Entre os benefícios do ensino a distância, estão a flexibilidade de horários e localização, as mensalidades mais baratas e a qualidade que é mesma de um curso presencial.

Por outro lado, a interação com colegas e professores é diferente e é preciso saber se organizar para cumprir as responsabilidades.

Inscreva-se no nosso Blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT