Tag: Dicas de Estudo

Se você está em período de vestibular, Enem ou provas finais, aprender algumas técnicas de leitura pode ser uma ajuda e tanto. 

Isso porque técnicas de leitura são um conjunto de métodos que auxiliam você a assimilar melhor o que está lendo, a ler mais rápido e a encontrar exatamente o que precisa dentro de um texto. 

Portanto, para ajudar você a aplicar esses métodos, hoje vamos falar sobre o que são técnicas de leitura, quais são aquelas que podem ajudar melhor no processo de estudo e como ler mais.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Você vai conferir: 

O que são técnicas de leitura? 
5 técnicas de leitura para otimizar seus estudos 
9 dicas para ler mais (e assimilar o conteúdo) 
Conclusão 

O que são técnicas de leitura? 

Chamamos de técnicas de leitura um conjunto de métodos que ajudam o leitor a compreender e assimilar melhor um conteúdo lido ou a ler mais rápido. 

Essas práticas posicionam o leitor de forma ativa diante de um texto, seja ele para entretenimento ou para aquisição de conhecimento técnico. 

O que são técnicas de leitura dinâmica?

Dentro desse conjunto de técnicas de leitura, existe a leitura dinâmica, que é um conjunto de técnicas por si só. 

O objetivo desses métodos é aumentar a velocidade de leitura, o que, por consequência, ajuda você a ler mais livros e conteúdos técnicos em menos tempo. 

E isso é algo que pode ajudar bastante em períodos como vestibular, Enem e provas complexas. 

5 técnicas de leitura para otimizar seus estudos 

Agora que você já sabe o que são técnicas de leitura, vamos falar um pouco sobre aquelas que otimizam o seu processo de estudos. 

É importante dizer que cada uma das técnicas abaixo serve a um propósito, então, antes de começar a aplicar uma técnica na sua leitura atual, tente entender qual é o objetivo dela para os seus estudos. 

Regra das 50 páginas 

Essa regra é indicada para leituras não-obrigatórias, ou seja, o ideal é aplicá-la quando você está lendo por entretenimento ou pode substituir facilmente um título por outro, que também esteja dentro do mesmo campo de estudos. 

Isso porque ela consiste em experimentar um livro e abandoná-lo, caso você não esteja gostando da leitura.

Na regra das 50 páginas, como o nome já indica, você lê um livro até a página 50 e, então, decide se quer continuar lendo ou não. 

A ideia é que você teste a leitura, perceba se você está entendendo a linguagem, se está curioso com o que vai acontecer em seguida e se quer, mesmo, investir tempo naquele livro.

Para colocar essa técnica em prática, é essencial não ser apegado ao tabu de abandonar livros.

tecnicas de leitura - jovem lendo durante os estudos

Técnica de scanning 

Diferente da regra das 50 páginas, o scanning é uma técnica de leitura dinâmica onde você faz uma “varredura” no conteúdo, buscando termos e informações específicas.

É uma leitura que ajuda a facilitar a compreensão de um determinado assunto. 

Basicamente, o scanning é uma leitura por palavras-chave, que foca no que é relevante para compreensão do leitor.

Por isso, o mais indicado é que essa técnica de leitura seja usada em textos técnicos.  Ela traz como benefícios a rapidez e a compreensão do conteúdo sem a necessidade da leitura completa. 

Técnica de skimming 

Outra técnica de leitura dinâmica, o skimming é usado para avaliar se o texto que você está prestes a ler é o que você precisa, se ele será útil. 

Skimming significa escumadeira em inglês e a técnica ganhou esse nome porque você “escorre” o texto para ficar com as informações mais importantes: título, subtítulo, tópicos principais, autor, data de publicação, imagens e gráficos e assunto geral. 

Fazendo o skimming no texto, você obtém as informações necessárias para saber se o  que tem em mãos é relevante para sua pesquisa ou estudo antes de investir tempo na leitura. 

Essa é uma técnica indicada para quem precisa estudar sobre um assunto específico. 

Técnica do grupo de palavras 

Mais uma técnica de leitura dinâmica, nela você treina o seu cérebro para reconhecer grupos de palavras.

Ou seja, ler três ou quatro palavras de uma vez só e ir aumentando a quantidade à medida que você vai exercitando a técnica. 

Para isso, é preciso treinar o seu olho para abrir seu campo de visão. No começo pode ser estranho, mas com o tempo se torna mais familiar ler grupos de palavras em vez de palavras soltas. 

Essa técnica usa do conhecimento de que o nosso cérebro não lê letra por letra, mas reconhece grupos de palavras para transformá-las em significado. 

Leitura savoring 

Essa é uma técnica de leitura que prevê pausas estratégicas para que você possa compreender o que acabou de ler. 

Nessa técnica, por exemplo, você poderia, sempre que acabar um capítulo, pensar no que leu, fazer anotações sobre o que entendeu e abrir questões para os próximos capítulos. 

Utilizar a técnica de leitura savoring é uma maneira de estimular o seu cérebro a se conectar com o conteúdo que você está lendo e, automaticamente, prestar atenção à leitura. 

Também é interessante porque você pode manter um registro do que leu e do que passou pela sua cabeça enquanto lia, ajudando a manter o conteúdo na sua memória por mais tempo. 

9 dicas para ler mais (e assimilar melhor o conteúdo) 

E agora que você já conheceu as principais técnicas de leitura para conseguir compreender melhor um texto, vamos dar algumas dicas de como você pode ler mais. 

Confira abaixo: 

1 Faça uma pesquisa prévia sobre a leitura 

Antes de começar a ler um texto, faça uma pesquisa prévia sobre a leitura 

Leia mais sobre o autor da obra ou do texto técnico, conheça o contexto da publicação do conteúdo e descubra o que já foi dito sobre esse texto.

Isso ajuda você a compreender melhor a intenção da obra ou do texto técnico. 

2 Crie perguntas e as responda no final da leitura 

Antes de começar uma leitura, ou ainda nas primeiras páginas, tente formular perguntas para que você responda ao final do processo. 

A ideia é que você já leia o livro ou texto técnico tentando encontrar as respostas para essas perguntas. Isso ajuda a exercitar o seu cérebro e a aumentar a sua concentração. 

3 Marque as ideias principais do texto 

Essa dica é ótima para que você consiga voltar no mesmo conteúdo algum tempo depois e reler as suas marcações e anotações. 

Isso ajuda a relembrar as ideias principais sem precisar ler todo o conteúdo de novo. 

4 Escreva um resumo ao final 

Esse é um exercício importante para fixar um aprendizado. Por isso, depois que você fizer uma leitura (aplicando a dica de marcações e anotações), faça um resumo do que você leu. 

Coloque os pontos mais importantes nesse resumo, assim como suas impressões. Assim, quando você precisar voltar para esse conteúdo, já terá uma ajuda.

tecnicas de leitura - como ler mais e mais rápido

5 Faça uma leitura de cada vez 

Já foi dito em estudos que ler mais de um livro ao mesmo tempo estimula a memória e é um ótimo exercício. 

Porém, quando estamos falando em assimilar uma leitura para os estudos, o ideal é que você se concentre em um conteúdo de cada vez. Assim, consegue dar atenção total a um texto antes de começar outro. 

6 Utilize um dicionário para aumentar seu vocabulário 

Algo comum que acontece quando lemos é entendermos o contexto de uma frase e, por vezes, deixar passar palavras que não conhecemos o significado. 

E embora aplicar essa dica diminua um pouco o seu ritmo de leitura, ela ajuda a aumentar seu vocabulário. 

A ideia aqui é que sempre que você encontrar uma palavra com a qual não está familiarizado, busque o significado dela no dicionário. 

7 Explique o que leu para outra pessoa 

Uma das maneiras mais fáceis de realmente aprender algo é ensinar o assunto para outra pessoa. Então, quando você finalizar uma leitura, fale sobre esse livro para alguém. 

Explique para algum amigo ou familiar sobre a leitura ou grave um vídeo explicando os tópicos mais interesses do livro e as suas impressões. 

O importante é você explicar o que leu, assim vai assimilar 90% do conteúdo. 

8 Quando possível, troque o livro físico pelo digital 

A ideia é que o livro digital pode acompanhar você independentemente de onde estiver. 

Isso porque você pode levar esse conteúdo no leitor digital ou no seu smartphone. Enquanto isso, o livro físico depende da quantidade de objetos dentro da sua mochila. 

E levar um livro sempre com você ajuda a ler mais. 

9 Coloque a leitura na sua rotina diária 

Por fim, a última dica é colocar a leitura na sua rotina como uma atividade diária. 

A ideia é que você encare o momento da leitura dentro dos estudos como um compromisso que você tem com você mesmo e que nunca desmarque esse compromisso.

Isso ajuda a criar o hábito da leitura e aproveitar melhor o seu tempo. 

Conclusão 

E chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido aproveitar as nossas dicas! 

Aproveitamos para lembrar que se você é aluno de graduação EAD da PUC Goiás, tem acesso à Biblioteca da universidade e à Biblioteca A. 

Esta é uma ótima oportunidade para treinar as técnicas que você aprendeu aqui e expandir seus conhecimentos. 

Leia também: 

Técnicas de redação: dicas e importância de escrever bem 

Matérias que caem no Enem: conheça os assuntos abordados no exame 

Inglês básico: vocabulário e dicas para aprender 

Citação indireta: o que é, dicas e como fazer [ABNT] 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT