Tag: Enem

Todos nós já tivemos o sentimento de fracasso em algum momento. É uma sensação intensa e dolorosa que, em alguns momentos, pode ser benéfica. Como é o caso de grandes concursos, como o vestibular e o Enem. 

O sentimento de fracasso pode ser considerado como uma sensação de que não somos o suficiente e, embora na maioria das vezes não seja algo duradouro, é importante saber distinguir esse sentimento da depressão, medo e síndrome do impostor. 

Por isso, neste artigo, vamos explorar tudo o que envolve o sentimento de fracasso. Você vai entender o que é essa sensação, como lidar com ela e quando buscar ajuda. 

Você vai conferir: 

O que é o sentimento de fracasso? 
O que podemos aprender com experiências fracassadas
Como lidar com o sentimento de fracasso
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é o sentimento de fracasso? 

Nós experimentamos o fracasso quando falhamos em atingir um objetivo. 

Por definição, então, o fracasso é a ausência do êxito. O sentimento de fracasso vem quando falhamos, e pode ser uma sensação frustrante, desagradável, intensa e amarga. 

Algo interessante sobre o sentimento de fracasso é que ele aparece em momentos e situações distintas para as pessoas. 

Existem aqueles que consideram um fracasso, e têm as sensações descritas acima, sempre que cometem um pequeno erro. Porém, também existem aqueles que apenas têm essa sensação quando falham em grandes empreitadas. 

Qualquer que seja o seu caso, o mais importante é entender que a falha é uma característica comum a todos os seres humanos. Em algum momento, todos nós teremos a sensação de que falhamos. 

O que não pode acontecer é deixarmos esse sentimento abalar nossa confiança. 

É normal se sentir um fracasso? 

Como dissemos, a sensação de falha sempre estará presente na vida humana. 

Por isso, o sentimento de fracasso é comum a todos nós, uma sensação normal. Especialmente se você não conseguiu atingir um objetivo pelo qual lutou tanto, como se sair bem no Enem. 

O que não é normal é você se sentir como um fracasso o tempo inteiro, como se nunca pudesse atingir seus objetivos porque não é bom o suficiente para isso. 

Se você se sente assim, incapaz de atingir o que deseja, o problema pode não ser apenas um sentimento de fracasso, mas depressão, medo ou síndrome do impostor. 

Medo do fracasso X síndrome do impostor X depressão 

O sentimento de fracasso e o medo do fracasso se diferenciam no momento em que aparecem e na intensidade sentida. 

Se você se sentia confiante antes do Enem e apenas se sentiu um fracasso depois de descobrir que não foi tão bem assim, está apenas experimentando a sensação normal de falha. 

Ter medo do fracasso é diferente. Essa é uma sensação que atrapalha qualquer atividade e que gera ansiedade de fazer qualquer coisa por ter medo de não conseguir. 

Nesse caso, ter medo do fracasso é uma sensação muito mais preocupante e que deve ser trabalhada como um medo, não apenas como uma sensação. 

A síndrome do impostor é parecida com o medo do fracasso.

Ambas trazem essa ansiedade paralisante que impede uma pessoa de atingir seus objetivos por não achar que é o suficiente, porém a síndrome do impostor vai um passo além. 

Com ela, você não apenas sente que é incapaz de atingir algo, mas você também não consegue perceber o que já conquistou. 

Por exemplo, tendo medo do fracasso você pode escolher não prestar o vestibular porque teme não conseguir passar. 

Porém, tendo síndrome do impostor, você pode fazer o vestibular, passar e ainda assim se sentir um fracasso porque acha que só passou por sorte e não porque tem capacidade para isso. 

E por último, é preciso tomar muito cuidado para não atribuir a sensação de falha com sentimento de fracasso se o que você está sentindo é depressão. 

Sentir-se um fracasso todos os dias pode ser um sinal de crise depressiva, por isso tome muito cuidado, procure se autoconhecer e, se achar necessário, busque ajuda.

Nao foi bem no Enem Como lidar com o sentimento de fracasso

O que podemos aprender com experiências fracassadas 

Assim como existe a relatividade de quando sentir um fracasso, existe a relatividade sobre como superar um fracasso. 

Para algumas pessoas, passar por cima desse sentimento é fácil, algo que elas fazem com maestria. Porém, para outras, a sensação pode perdurar e se tornar medo. 

Tudo isso depende da personalidade do indivíduo e autoconhecimento. Porém, de maneira geral, um sentimento de fracasso existe para ser superado. 

Ele é o ponto de partida para um novo plano de conquista. 

Por isso, se você não foi bem no Enem e está se sentindo uma falha por isso, não desanime porque este é apenas o começo do seu plano de ação para o próximo Enem. 

Isso significa que mais do que uma sensação definitiva, o sentimento de fracasso precisa se tornar uma motivação para dar a volta por cima. 

Isso porque as experiências fracassadas podem nos ensinar muitas coisas. 

Existe um lado positivo no fracasso? 

O fracasso é um passo essencial para obtermos mais informações sobre onde erramos e onde podemos aprimorar, esse é o principal lado positivo de falhar. 

Mesmo que você não tenha conseguido ir bem no Enem, ou passar no vestibular, agora ficou claro onde você errou e o que precisa estudar para conseguir cobrir os pontos fracos. 

O mesmo vale para entender os seus pontos fortes, no que você é bom. 

Outro ponto de aprendizado importante do fracasso é entender que não somos infalíveis e, com isso, diminuir a pressão que colocamos sobre nós mesmos. 

Assim como, a definir metas e objetivos que temos condições de alcançar. 

Como lidar com o sentimento de fracasso 

Agora que você já entendeu o que é o sentimento de fracasso e compreendeu como é possível aprender com ele, vamos falar sobre algumas práticas de como lidar com essa sensação. 

Não é fácil e vai exigir muito autocontrole, porém lidar com o sentimento de fracasso é um passo essencial para superá-lo. Por isso, vamos às dicas: 

1 Coloque a frustração para fora 

É comum que o sentimento de fracasso traga vergonha junto com ele, mas não existe vergonha nenhuma em ter falhado.

Por isso, se você sente a frustração de não ter ido bem no Enem, de não ter passado no vestibular ou não ter conseguido algo que queria, se deixe sentir. 

Não há pior coisa nesse momento do que reprimir o sentimento dentro de você, então coloque para fora.

Chore, fique triste, coma chocolate e veja televisão pelo tempo que precisar. Apenas tenha em mente que o período de luto precisa passar. 

2 Converse com alguém e explore o problema em voz alta 

Quando você tem um problema, é importante que expresse todas as partes desse problema em voz alta.

Essa é uma técnica para tentar chegar à solução através da associação. Então, uma dica é conversar com alguém sobre como se sente. 

Pode ser dentro da terapia ou com amigos que passaram pela mesma situação, o importante é não reprimir. 

3 Não deixe o fracasso definir quem você é 

É extremamente perigoso para sua saúde mental encarar a falha de não ir bem no Enem ou não passar no vestibular como uma característica sua.

Não ter conseguido uma boa nota uma vez não significa que você nunca vai conseguir tirar uma boa nota. 

Por isso, o autoconhecimento é tão importante nesse processo. Você precisa saber quem é e quem não é.

E ter sentimento de fracasso não define quem você é, só um momento pelo qual está passando. 

4 Veja a falha como um passo dentro do sucesso 

Quando falamos sobre um objetivo, estamos falando sobre tentativa e erro. Acertar de primeira raramente faz parte do sucesso.

Então, em vez de achar que a falha é um fim, tente vê-la como um meio.

Se o fim é passar no vestibular ou tirar uma boa nota no Enem, encare a falha como uma das possibilidades e como parte integrante do caminho até lá. 

5 Entenda que o tempo investido nunca é perdido 

Algo que pode acontecer é você, durante o sentimento de fracasso, entender que todo o tempo que dedicou para os estudos não valeram de nada se você não tirou uma boa nota. 

Porém, o tempo investido nos estudos nunca é um tempo perdido.

Isso porque o aprendizado que você teve não vai embora assim que a prova passa, ele permanece e poderá ser usado para atingir o objetivo na próxima vez. 

6 Descubra onde errou e como pode melhorar 

Como dissemos acima, uma das vantagens do fracasso é poder analisar onde errou e como pode melhorar. 

Se você falhou em conseguir uma boa nota no Enem, pode analisar as respostas que deu para tentar descobrir quais são os conteúdos que precisam de mais estudo e como você pode melhorar a sua interpretação de texto ou desenvolvimento da redação. 

7 Trace um plano de ação levando tudo isso em conta 

Objetivo nenhum se torna realidade se não tiver um plano de ação guiando os próximos passos, então depois de descobrir no que precisa melhorar, trace um plano de estudo. 

Mas não leve apenas os conteúdos que você é mais fraco em conta, leve tudo.

Desde a ideia de que falhar é humano até a importância de aprender com a falha. Isso evita que você seja atingido de maneira intensa pelo sentimento de fracasso. 

8 Evite pensamentos negativos 

E por fim, nossa última dica é tentar ao máximo evitar os pensamentos negativos.

Fracassar uma vez em algo tão importante pode deixar uma pessoa receosa de falhar novamente. Porém, qualquer pensamento desse tipo precisa ser evitado. 

Então, não se deixe levar pela negatividade e lembre-se de que, se você falhar, essa é apenas uma chance de tentar de novo e estar mais preparado. 

Conclusão 

Esperamos que ao chegar ao final deste artigo, você esteja se sentindo melhor quanto à sensação de ter falhado no Enem ou no vestibular. 

Seguindo as dicas que demos aqui, trabalhando o seu autoconhecimento e vendo o fracasso com outros olhos, temos certeza de que sua próxima tentativa será um sucesso! 

Leia também: 

Políticas educacionais: qual a importância? 

Emprego dos sonhos: o que fazer para alcançá-lo? 

Competências: exemplos, importância e dicas 

Qual curso devo fazer? Como escolher, dicas e passo a passo 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT