Prouni

O que é o Prouni e como funciona?

EAD PUC GOIÁS   |    | 2 min de leitura

Tag: Prouni

O Prouni é um programa vinculado ao Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em ensino superior nas universidades privadas.

Conheça um pouco mais sobre o Prouni e como ele funciona.

Como surgiu o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, com a finalidade de oferecer bolsas de estudos a estudantes em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior.

As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%).

Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média. Além disso, não pode ter zerado a redação, que vale mil pontos.

Quais são as condições para participar do Prouni?

Além de ter feito o Enem, obtendo média mínima de 450 pontos, o estudante deve comprovar que cursou o ensino médio em escola pública, salvo a exceção de ter sido bolsista integral em escolas particulares.

As bolsas também são destinadas para pessoas com deficiência e professores da educação básica que ministram aulas em escolas públicas.

A concessão das bolsas também requer comprovação de renda familiar:

Bolsa integral: estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Prouni.

No sistema, o estudante pode escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos, conforme a oferta.

Ao longo do processo de inscrição, é possível alterar as opções escolhidas. Será considerada válida a última inscrição confirmada, quando terminar o prazo de inscrição.

Uma dica é ficar sempre de olho na nota de corte, que é a menor nota para ganhar uma bolsa.

Por exemplo: sua média do Enem é 720. A nota de corte para ingressar no curso de Administração é 650. Isso significa que você será pré-selecionado para a bolsa.

Mas, cuidado! A nota de corte serve apenas como uma orientação. Ela não é calculada em tempo real pelo sistema, mas sim de um dia para o outro. Assim, novas pessoas podem se inscrever e, por consequência, aumentar a nota de corte.

Como ocorre a seleção?

Após o término do prazo de inscrição, o Prouni informa quais estudantes foram pré-selecionados na 1ª Chamada.

Esses estudantes devem apresentar seus documentos de identificação, solicitados no edital, para a instituição de ensino. Caso esteja tudo correto, a bolsa é confirmada.

É importante ressaltar que o Prouni exige que você apresente, também, a documentação do seu grupo familiar, ou seja, das pessoas que moram com você e colaboram nos rendimentos da casa.

Após a 1ª chamada, o Prouni realiza uma segunda etapa, convocando estudantes para bolsas remanescentes.

Caso o candidato não tenha sido convocado em nenhuma dessas duas chamadas iniciais, ele pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera. Nesse caso, ele ficará “esperando” uma vaga que corresponde ao primeiro curso confirmado na inscrição.

O Prouni em 2021

Com a pandemia do Coronavírus, os calendários acadêmicos sofreram adequações e, por consequência, os processos seletivos também.

O Enem 2020 ocorreu somente em janeiro de 2021 e a divulgação das notas está prevista para o dia 29 de março.

Neste ano, excepcionalmente, teremos três edições do Prouni.

A primeira edição teve seu período de inscrição de 12 a 15 de janeiro e os estudantes que participaram utilizaram a nota do Enem 2019.

Por consequência, teremos uma segunda edição em abril, logo após a divulgação das notas do Enem 2020.

A respeito das datas da terceira edição, ainda não há informações concretas sobre datas.

Sua nota do Enem no EAD PUC GOIÁS

Você sabia que no EAD PUC GOIÁS sua nota do Enem também pode valer bolsa?

Se você fez o Enem a partir de 2012, calculamos o desconto de sua bolsa por um semestre no curso escolhido, conforme sua média na prova.

Ficou interessado? Então confira mais oportunidades para ingressar no EAD PUC GOIÁS.