Neste ano, entra em vigor em todo o Brasil o Novo Ensino Médio. Dentre as competências está o Projeto de Vida. Mas para que essa competência serve?
Ainda em 2017, o então presidente Michel Temer, sancionou o Novo Ensino Médio, uma proposta de educação básica que traria as disciplinas para mais perto do mundo real.
O projeto cria caminhos dentro do ensino médio, com três disciplinas obrigatórias e áreas do conhecimento que o estudante pode se aprofundar durante os três anos.
Entre as mudanças também está o aumento na carga horária e a adição de uma nova competência: o Projeto de Vida.
Neste conteúdo, vamos explorar um pouco as principais mudanças que o Novo Ensino Médio traz para a educação básica e como funciona o Projeto de Vida.
Você vai conferir:
As principais mudanças do Novo Ensino Médio
O que é o projeto de vida do Novo Ensino Médio
A importância do projeto de vida para a escolha da profissão
Conclusão
As principais mudanças do Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio entrará em vigor já em 2022 para alunos do primeiro ano e o esperado é que esteja em vigor para todas as turmas até 2024.
O objetivo desse projeto é que os anos que os estudantes passam no ensino médio os desenvolva enquanto pessoa, cidadão e profissional.
Por isso, busca-se uma educação personalizada e que estimula o protagonismo do aluno.
Nesse sentido, o novo modelo possibilita que os estudantes escolham e cursem disciplinas de suas áreas de interesse.
O Novo Ensino médio foi inspirado em países como Austrália e Coreia do Sul e traz algumas mudanças significativas para o dia a dia dos estudantes.
As principais são: itinerários formativos, carga horária, ensino técnico e projeto de vida.
Carga horária ampliada
Uma das principais mudanças que o novo ensino médio traz é uma carga horária ampliada.
No modelo antigo, a carga horária do ensino médio era de 2.400 horas, mas agora ela será de 3.000 horas. Ou seja, o dia escolar passa de 4 para 5 horas.
Essas 1.200 horas extras serão utilizadas para que o estudante se aprofunde nos assuntos com os quais mais se identifica.
Itinerários formativos
Para além da carga horária, outra das grandes mudanças são os itinerários formativos.
Antes da reforma, o ensino médio tinha 13 disciplinas obrigatórias para todos os alunos ao longo dos três anos.
Com a reforma, as disciplinas obrigatórias para todos caem para 3:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática.
No novo modelo, para além das disciplinas obrigatórias, o estudante terá como preencher sua grade curricular com outras disciplinas dentro de áreas do conhecimento que a escola ofertar.
As áreas do conhecimento são:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- matemática e suas tecnologias;
- ciências da natureza e suas tecnologias;
- ciências humanas e sociais aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
Dentro dessas áreas, os alunos terão matérias, projetos, oficinas e estágios.
Tudo visando a oportunidade de aprofundar conhecimentos e ter experiências que dialoguem com seu próprio projeto de vida.
Assim, o Novo Ensino Médio visa que os alunos saiam da escola com uma formação de conhecimentos específicos e experiências que ajudarão a enfrentar o mercado de trabalho.
Ensino técnico
Além da carga horária e dos itinerários formativos, outra das mudanças é a possibilidade de cursar um ensino técnico ao mesmo tempo em que realiza a educação básica.
Isso pode acontecer em outra instituição ou na mesma instituição, caracterizando o Ensino Médio Integrado.
O estudante pode inserir o ensino técnico dentro da carga horária regular do ensino médio, se preferir.
E ao final, ele recebe um certificado de conclusão do ensino médio e também, o do curso profissionalizante escolhido.
Capacitação dos professores
Antes da reforma, os profissionais que quisessem atuar dando aulas precisavam ter formação em algum curso de licenciatura.
Porém, com o Novo Ensino Médio, essa não é mais uma obrigatoriedade.
A partir de agora, profissionais formados em áreas relacionadas às disciplinas poderão atuar como professores se comprovar ter conhecimento notório em relação aos conteúdos que deverão ser ensinados.
Isso é previsto no projeto para suprir a demanda por professores e devido ao caráter técnico do Novo Ensino Médio.
O que é o projeto de vida do Novo Ensino Médio
Por sua vez, a última grande mudança é o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio.
Tendo em vista que o ensino médio é a ponte que liga o estudante ao mercado de trabalho e ao ingresso na graduação, a intenção do Projeto de Vida do Novo Ensino Médio é de facilitar esse processo através de práticas e reflexões.
Com o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio, o estudante vai conseguir validar competências, habilidades e interesses, tendo uma visão clara do que investir para o seu futuro profissional e pessoal.
Ou seja, o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio promete ser uma competência que inventiva os alunos a terem autoconhecimento e elaborarem um projeto para seu futuro.
É esperado que essa nova competência traga um estímulo à reflexão por parte dos alunos, visando que eles consigam se aprofundar em suas identidades e papeis sociais. Isso permite que eles tomem decisões mais conscientes sobre seus futuros.
As 3 dimensões do projeto de vida
Dentro do Projeto de Vida do Novo Ensino Médio, existe uma abordagem que passa por três dimensões do planejamento de futuro: pessoal, social e profissional.
Dimensão pessoal
Dentro desta dimensão está a autodescoberta. Nesse momento, os alunos deverão entender quem são, como se reconhecem, o que almejam e onde se imaginam.
Tudo sempre respeitando a identidade, valores e história de cada um.
Dimensão social
Dentro da dimensão social está o papel cidadão do aluno e sua atuação dentro das relações interpessoais. A ideia é promover ética, empatia e responsabilidade coletiva.
Dimensão profissional
Dentro desta dimensão está o desenvolvimento para o mercado de trabalho.
São pensadas as competências exigidas pelo ambiente profissional, assim como empreendedorismo, inteligência emocional, domínio de tecnologias, criatividade e habilidades técnicas esperadas.
A importância do projeto de vida para a escolha da profissão
O Projeto de Vida do Novo Ensino Médio chega não apenas como uma forma de modernizar a abordagem da educação básica, mas também para complementar a experiência dos alunos.
O mundo está mudando e a educação básica precisa acompanhar esse processo, assim como a maneira como estudantes são capacitados para fazerem escolhas sobre seus futuros e terem mais autonomia.
Dentro do Projeto de Vida do Novo Ensino Médio, será trabalhada a cultura de identificação e aprimoramento nos alunos, assim como a determinação de conquistar objetivos pessoais.
E tudo isso é extremamente importante no momento de escolher uma profissão e a faculdade que quer cursar.
Dessa maneira, o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio acaba ultrapassando as fronteiras da escola e se torna fundamental para as competências sociais e intelectuais dos jovens.
Conclusão
Esperamos que, chegando ao final deste artigo, as mudanças do novo ensino médio fiquem mais claras para você. Assim como a adição do Projeto de Vida no currículo.
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