Quais são as melhores profissões para pessoas observadoras?

Pessoas observadoras são aquelas que prestam atenção em tudo ao seu redor e conseguem identificar o que está errado ou que passou por alguma mudança rapidamente.

Se você é uma dessas pessoas, temos uma boa notícia: você provavelmente será competente em qualquer tipo de graduação, já que essa capacidade é útil em todo tipo de profissão.

Caso queira entender melhor sobre as suas habilidades, pode ser interessante fazer um teste! O 16 Personalities é gratuito e disponibilizado pela consultoria de Recursos Humanos britânica NERIS Analytics Limited.

A seguir, você vai conhecer ótimas profissões para pessoas observadoras. São formações que abrangem diversas atividades, mais teóricas e mais práticas, que vão agradar a todos os gostos. Continue a leitura:

  1. Engenheiros
  2. Administradores e gerentes
  3. Programadores e analistas de sistemas
  4. Escritores e revisores
  5. Professores 

Baixe agora mesmo o e-book e saiba quais as profissões em alta!

1. Engenheiros

Engenheiros são profissionais que utilizam o conhecimento matemático, químico e físico para projetar soluções. Nesse caso, sua atuação pode ser no ramo da construção civil, mecânica, elétrica, material, entre outras áreas.

Independentemente da área de atuação, engenharia é uma das principais profissões para pessoas observadoras, já que o profissional precisa se atentar a todos os detalhes, ter a capacidade de identificar possíveis soluções e antecipar riscos do projeto.

Se você quiser trabalhar na engenharia, alguns dos cursos que você pode fazer são:

  • Engenharia Civil: atua na elaboração, execução e fiscalização construções de casas, prédios, pontes, viadutos, estradas, entre outros;
  • Engenharia de Controle e Automação: trabalha no planejamento, operação e gerenciamento de processos produtivos com equipamentos utilizados na indústria;
  • Engenharia de Produção: seu trabalho consiste no desenvolvimento e acompanhamento da linha de produção, garantindo sua eficiência e economia;
  • Engenharia Elétrica: atua no planejamento, execução, manutenção e distribuição de sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações;
  • Engenharia Mecânica: trabalha no desenvolvimento do projeto, fabricação, operação e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos da indústria.  

2. Administradores e gerentes

Administradores e gerentes são aqueles profissionais responsáveis pelo funcionamento de uma organização pública ou privada.

Entre as suas funções, estão: liderar a equipe, administrar os recursos, delegar funções, planejar metas, manter o padrão de qualidade, identificar melhorias e administrar as tarefas.

Sem dúvidas, é uma das profissões para pessoas observadoras. Como o administrador ou gerente precisa manter todos os “pratinhos” da empresa em ordem para a organização funcionar, ele precisa ter uma boa capacidade analítica para tomar as melhores decisões

Alguns cursos para quem quer atuar na área são:

  • Administração: atua no gerenciamento do funcionamento geral de uma instituição;
  • Gestão Comercial: trabalha na parte de compra e venda das organizações, buscando o melhor custo-benefício para a empresa;
  • Gestão de Recursos Humanos: é a área responsável por gerenciar os profissionais da empresa, construindo relacionamentos, resolvendo conflitos e encontrando novos talentos;
  • Gestão Financeira: cuida da área financeira da empresa, controlando as despesas, organizando os rendimentos, entre outras funções;
  • Gestão Hospitalar: consiste na administração do funcionamento de hospitais, postos de saúde, clínicas e outros ambientes de saúde;
  • Gestão Pública: área da administração focada no setor público, trabalhando em pautas de interesse coletivo (educação, saúde, moradia, entre outros).

3. Programadores e analistas de sistemas

Programadores e analistas de sistemas também entram na lista de profissões para pessoas observadoras.

Eles atuam no desenvolvimento, execução e monitoramento de softwares, plataformas, aplicativos e outras aplicações.

O programador é o profissional que escreve os códigos e, posteriormente, transforma-os em instruções para a máquina. Já o analista de sistemas atua no desenvolvimento e administração de projetos de rede de computadores.

Trata-se de duas profissões que dependem bastante da habilidade analítica dos profissionais, já que é preciso analisar as demandas de um sistema e propor uma solução. Além disso, quem trabalha com programação deve ter bastante atenção, pois uma letra errada no código pode comprometer todo o sistema.

Alguns cursos para quem quer atuar na área são:

4. Escritores e revisores

E profissões para pessoas observadoras na área de Humanas?

Temos também!

Escritores e revisores são profissionais que trabalham com o desenvolvimento ou revisão de produções textuais.

O escritor pode atuar em criações próprias (escrevendo seus próprios livros, por exemplo) ou para outras pessoas (como redator ou ghostwriter).

Já o revisor trabalha com a revisão, preparação e edição de textos, podendo atuar em jornais, revistas, livros, materiais didáticos e campanhas publicitárias.

São profissões para pessoas observadoras, pois você precisa ter uma boa capacidade crítica tanto de saber o que colocar (no caso do escritor), quanto do que retirar do texto (no caso do revisor). Ademais, a observação também ajuda a entender o que realmente o público quer ler.

Para quem quer atuar na área, o melhor curso é Letras. Na formação, você aprende mais sobre linguagem humana, a estrutura da língua, processos de variação linguística, entre outros assuntos relacionados a língua.

Nesse caso, você pode escolher entre fazer o curso voltado para o Português ou Inglês.

5. Professores

Por fim, não poderíamos deixar de trazer os profissionais mais importantes para nossa formação: os professores.

Com certeza, os professores são uma das principais profissões para pessoas observadoras. Eles precisam ter atenção em absolutamente tudo:

  • Comportamento do estudante;
  • Correção de atividades;
  • Didática de aula;
  • Elaboração de materiais didáticos.

Mesmo dando aula em áreas de Humanas ou Linguagens, esses profissionais precisam desenvolver uma alta capacidade analítica para entender o que o estudante precisa, avaliar os resultados em sala de aula e saber conduzir a classe.

Para quem quiser ingressar na área, existem diversas opções de licenciaturas:

Quais profissões para pessoas observadoras você mais se identificou?

Seja qual for, sabemos que você fará um excelente trabalho com uma boa qualificação!

Preencha o formulário abaixo para se inscrever na graduação EAD PUC Goiás!

 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.


Leia também:

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT