Acima da média. Fora de série. Alto desempenho.

A língua inglesa tem uma palavra que resume todos esses adjetivos: outlier. O termo é usado no meio corporativo para se se referir a profissionais que se destacam entre em colegas, independentemente do setor ou cargo ocupado na organização.

Será que você é um deles? A seguir, você vai conhecer o que caracteriza uma pessoa outlier.

New call-to-action

O que é um outlier

Na estatística, um outlier é um dado que se distancia radicalmente dos demais que compõem a amostra analisada. O termo é traduzido para “valor atípico” ou “valor aberrante” em português.

Podemos dizer que é um “ponto fora da curva”, para usar uma expressão do dia a dia.

No mercado de trabalho, uma pessoa outlier é um profissional de alto desempenho, que entrega bons resultados para a empresa ou para clientes, caso seja autônomo. Isso com uma performance ágil e uma produção de qualidade.

O termo foi emprestado da estatística pelo jornalista e palestrante Malcolm Gladwell, que o popularizou no meio corporativo com o livro “Outliers” (2008).

O autor usou como exemplos o jogador de hockey Wayne Gretzky, o fundador da Microsoft Bill Gates e a banda The Beatles para ilustrar a seguinte afirmação: existem pessoas mais bem sucedidas que outras graças a uma combinação entre trabalho duro e oportunidade.

Em outras palavras, além de ser competente e dedicado, é preciso estar no lugar certo e na hora certa para alcançar o sucesso.

Lembrando que a definição de “sucesso” varia de pessoa para pessoa, de acordo com os objetivos para a vida pessoal e profissional. Não se trata simplesmente de ganhar muito dinheiro ou ocupar cargos C-level em uma multinacional.

The Beatles. Créditos: Domínio Público.Os integrantes da banda The Beatles são um exemplo de pessoas outliers para Malcolm Gladwell. Domínio Público.

Como reconhecer uma pessoa outlier

É possível identificar um profissional outlier em todas as áreas de atuação e em diferentes níveis hierárquicos de uma organização.

Geralmente, as pessoas outliers demonstram as seguintes características no dia a dia de trabalho:

  • Realizam entregas mais rapidamente e com mais qualidade do que os pares;
  • Realizam mais funções do que os demais colegas que ocupam o mesmo cargo na organização;
  • São pontos de referência para a equipe, que as procura para tirar dúvidas e pedir ajuda para resolver problemas;
  • São vistas como lideranças informais pelo time;
  • São mais exigentes consigo mesmas na qualidade das entregas;
  • Têm um nível elevado de produtividade durante o dia de trabalho;
  • Seguem uma ética profissional alinhada à cultura organizacional.

Esforço e estudo para ser uma pessoa outlier

Depois de conhecer o conceito e as características, você se considera uma pessoa outlier?

Ser um profissional de alto desempenho envolve esforço constante e não um dom ou talento inato. Todos podem alcançar o status de outlier e se destacar na carreira.

Um dos caminhos para isso é o estudo, que possibilita nos manter atualizados das demandas do mercado de trabalho. Os tecnólogos do EAD PUC Goiás aliam conteúdo teórico e prático para você se desenvolver em menos tempo – e ainda conquistar um diploma de Ensino Superior.

Com dois anos de duração, os cursos estão divididos entre as áreas de tecnologia, negócios, gestão e saúde. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm a qualidade de ensino que é marca registrada da PUC Goiás.

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUC Goiás!

Leia também:

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT