O medo é algo comum no ser humano, porém existem alguns medos que nos paralisam e atrapalham nossa comunicação e socialização, como é o caso do medo de falar em público. 

O bom é que existem algumas técnicas para ajudar a lidar com esse medo. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

New call-to-action

Aqui, vamos investigar o que é a glossofobia, o medo de falar em público, quais são os sintomas, por que sentimos medo de falar em público e como lidar com esse medo usando 7 técnicas. 

Você vai conferir: 

Glossofobia: o medo de falar em público 
Por que as pessoas têm medo de falar em público? 
7 técnicas para lidar com o medo de falar em público
Conclusão
 

Glossofobia: o medo de falar em público 

O nervosismo para falar em público é comum em algumas situações, especialmente se sabemos que vamos passar por uma algo determinante, seja no trabalho ou na vida social. 

Entretanto, para algumas pessoas, as sensações físicas desse nervosismo não são passageiras, mas representam um problema sério. 

Apenas imaginar que algo pode dar errado durante uma apresentação ou discurso é motivo para levar alguém com medo de falar em público ao pânico. 

Esse medo de falar em público que nos paralisa tem nome.

Ele é conhecido como glossofobia e pode atrapalhar muitos aspectos da nossa vida, como a comunicação e socialização.

Apesar de parecer um medo pequeno, segundo uma pesquisa feita pelo Sunday Times em 2015, os britânicos têm mais medo de falar em público do que de adquirir doenças, passar dificuldades financeiras e enfrentar a morte.

Ou seja, o medo de falar em público é um assunto sério e pode causar muitos desconfortos. 

Sintomas da glossofobia 

Entre os sintomas da glossofobia, você encontra: 

  • Ansiedade que não consegue controlar antes de falar em público; 
  • Desconforto físico que leva a náuseas e pânico; 
  • Aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e transpiração; 
  • Dilatação das pupilas e outras manifestações físicas.

medo de falar em público - homem fazendo apresentação de sucesso

Por que as pessoas têm medo de falar em público? 

Os motivos que levam ao medo de falar em público variam bastante.

Porém, a maior parte dos profissionais da saúde acredita que esse medo, classificado como fobia social, pode estar ligado à timidez da infância e à falta de segurança.

Além disso, esses dois fatores podem estar ligados à algo inerente no ser humano, que é o impulso de “fugir ou lutar” que trazemos no nosso cérebro desde que morávamos nas cavernas.

Fomos programados para correr das ameaças, pensando em nos proteger, ou enfrentá-las. 

O medo de falar em público é visto como uma ameaça pelo nosso cérebro porque normalmente está relacionado com alguma situação decisiva para as nossas vidas, e essa noção dispara a adrenalina. 

Os batimentos cardíacos aumentam e nós precisamos escolher entre lutar (enfrentar o público para fazer uma apresentação) ou correr (desistir do discurso e ir embora).

E como a situação é decisiva, não podemos correr, então ficamos ali enfrentando a rigidez muscular, o suor e a tremedeira. 

Fatores que explicam o medo de falar em público 

Quando lemos os estudos sobre medo de falar em público, podemos perceber que existem alguns fatores que podem deixar esse medo mais forte, além do nosso instinto.

Eles são: 

Pensamentos negativos 

Imagine que você já está em uma situação de “ameaça”. A única coisa que não pode ajudar é você pensar que vai dar tudo errado.

O pensamento negativo é um dos fatores que, associado com o nosso instinto, pode intensificar o medo de falar em público. 

Acreditar que você nunca vai conseguir fazer uma boa apresentação porque não tem talento, a maestria ou as habilidades de quem consegue não vai ajudar.

Isso, na verdade, só faz com que o seu cérebro veja a plateia como inimiga, atrapalhando sua apresentação. 

Situações específicas 

Além disso, existem pessoas mais suscetíveis aos instintos por terem um psicológico diferente.

Existem pessoas mais ansiosas, pessoas mais calmas, pessoas mais introvertidas, pessoas mais extrovertidas e por aí vai.

Logo, nós somos atingidos pelo medo de falar em público em níveis diferentes.

E esses níveis podem ser afetados pelo nosso psicológico, mas também por inseguranças em relação à situação onde nos encontramos. 

Não ter prática de falar em público pode trazer insegurança e aumentar seu nervosismo.

A mesma coisa acontece quando você acha que sabe menos do que as pessoas para quem está falando ou quando você acha que seus ouvintes estão ali para julgar você.

medo de falar em público - por que as pessoas tem medo de falar em público

Mitos sobre falar em público 

Sabendo dos fatores que nos levam a ter medo de falar em público, conseguimos também entender de onde vêm os mitos que envolvem essa prática.

Os principais são estes: 

  • Falar em público é perigoso: é o medo que transforma o público de uma apresentação em inimigo, então tente não pensar dessa forma. 
  • Tenho que ser o palestrante perfeito: como não existe orador e nem discurso perfeito, você não precisa se preocupar em ser perfeito. 
  • Todos vão perceber como eu estou nervoso: isso é uma ilusão da nossa cabeça porque não é tão fácil assim perceber se alguém está nervoso. E se o público perceber, o mais comum é que ele simpatize com você.

7 técnicas para lidar com o medo de falar em público 

E agora que já entendemos de onde vem o medo de falar em público e quais são os principais mitos que envolvem a glossofobia, vamos para o que interessa: as técnicas para controlar esse medo. 

Antes da listagem, é preciso dizer que as dicas que daremos aqui não vão fazer o medo desaparecer.

Perder o medo de falar em público não é algo tão fácil assim. Porém, as técnicas listadas neste artigo podem ajudar você a conviver melhor com esse medo.

Agora sim, estas são as dicas: 

1. Pratique em casa mesmo sem motivos 

Podem até existir pessoas que nascem com maior facilidade de falar em público, mas não existem pessoas  ótimas em discursar que nunca ensaiaram ou treinaram antes. 

Por isso, parte importante de lidar com o medo de falar em público é praticar. Mesmo que você não tenha uma apresentação eminente, mas sabe que tem esse medo, treine em casa.

Invente assuntos para falar sobre e discurse para você mesmo na sua casa. Assim, falar em voz alta sobre um assunto específico vai se tornando mais familiar para você. 

2. Comece com um público pequeno 

Uma das melhores maneiras de começar a falar em público é com um público pequeno e formado por pessoas em quem você confia.

Por acaso, você é uma daquelas pessoas que tem vergonha de falar em uma roda de amigos ou em uma reunião em família e sempre para de falar quando percebe que estão prestando atenção em você?

Então, adote esses dois ambientes como plateia de treinamento. 

3. Escreva um roteiro e ensaie antes da apresentação 

O segredo para se sentir seguro antes de uma apresentação é ensaiar. Então, antes mesmo de começar a ensaiar, escreva um roteiro.

Pode ser um roteiro em tópicos ou toda a apresentação por escrito, mas o ideal é que você use o roteiro como um guia para se sentir mais seguro. 

Depois de fazer o roteiro, treine bastante porque quanto mais você treinar, mais fixas ficarão as palavras e os tópicos na sua cabeça.

Assim, você não vai ter momentos de branco porque sempre vai saber o que falar. 

4. Filme o seu discurso para observar onde melhorar 

E caso você queira se preparar ainda mais antes da apresentação, experimente gravar o seu próprio discurso e, depois, estudar os seus próprios movimentos, postura e discurso. 

Ver a própria apresentação pode ser um pouco difícil para quem tem medo de falar em público, mas a ideia dessa técnica é justamente você observar o que pode ser melhorado.

Assistindo ao vídeo, você percebeu que gaguejou em palavras específicas? Comece a treinar a sua dicção para se sentir mais seguro. Percebeu que você fica com os braços cruzados ou os ombros caídos? Treine a sua postura. 

Ver a sua apresentação ajuda a ter mais consciência do seu corpo, o que traz mais confiança.

medo de falar em publico - como perder o medo de falar em público

5. Tire o foco de você e coloque-o no público 

Quando ficamos ansiosos com uma apresentação, é bastante comum que o foco fique em nós mesmos.

Como estamos nos portando, o que estamos dizendo, como o público está nos percebendo e o que ele está pensando sobre nós. 

Porém, tente inverter essa relação. Tente pensar em como eles vão tirar valor da sua apresentação.

Isso porque você está dando uma aula, falando um assunto que você domina (e mesmo se não dominasse antes, depois de ensaiar o seu roteiro, você domina). 

A ideia aqui é parar de focar nos seus defeitos enquanto orador durante a apresentação e focar no que a plateia vai aprender com você.

6. Faça exercícios de relaxamento ou meditação 

Outro ponto importante é prestar atenção ao que você sente e ter consciência do seu corpo não apenas no quesito visual, mas no que você está sentindo.

Antes de começar uma apresentação, pare e perceba o seu corpo, tente isolar cada sensação para tentar revertê-la.

Por exemplo, se sua respiração está curta e rápida demais, faça um exercício de respiração para tentar se acalmar. 

E se você perceber que só essa consciência corporal antes da apresentação não é o suficiente, comece a praticar exercícios de meditação.

Saber como relaxar o seu corpo é uma dica importante para quem tem medo de falar em público. 

7. Não pense no julgamento porque o discurso perfeito não existe 

E por último, temos a dica mais importante: pare de pensar no julgamento da sua audiência porque o discurso perfeito não existe.

Como dissemos acima, mude o foco do julgamento do público para o que ele vai aprender com você, e foque em passar o seu conhecimento da melhor maneira que conseguir.

Conclusão 

E chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido absorver as técnicas que apresentamos aqui e que elas ajudem a sua vida profissional.

Leia também: 

Como pedir aumento de salário: estratégias para o “sim” 

Ética profissional: importância, exemplos e como desenvolver 

Emprego dos sonhos: como fazer para alcançá-lo? 

Currículo com foto: afinal, vale a pena incluir ou não?

Profissões em alta em 2022: conheça as áreas mais promissoras

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT