Tag: Enem

Você sabe quais são as matérias que caem no Enem? Ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é essencial para garantir uma vaga em universidades públicas e privadas.  

Boa parte das instituições de ensino superior aboliram os vestibulares e utilizam apenas a nota do exame no processo seletivo.   

A primeira prova do Enem aconteceu em 1998. Desde então, o exame vem se consolidando como a principal porta de entrada para o ensino superior.   

Em 2022, o Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. E as inscrições acontecem entre os dias 10 e 21 de maio!

Todos anos, com as mudanças e acontecimentos que afetam a sociedade, é comum que novas temáticas sejam abordadas nas provas do Enem.   

Apesar disso, existem alguns assuntos que caem no exame de forma recorrente. É sobre esses temas que falaremos neste artigo.  

Confira: 
Como funciona o Enem? 
Conheça as matérias que caem no Enem 
Ciências Humanas e suas Tecnologias 
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 
Matemática e suas Tecnologias 
Calendário Enem 2022
Como funciona a redação do Enem?
Como criar o hábito de estudos para o Enem
Conclusão 

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

Como funciona o Enem?

A primeira prova do Enem aconteceu em 1998. Nessa época, a principal função do exame era avaliar a qualidade da educação brasileira.   

Atualmente, além de oferecer parâmetros para avaliar a qualidade do ensino brasileiro, o Enem se consolidou como a principal forma de ingresso ao ensino superior. Afinal, a nota do Enem é utilizada pela maioria das universidades no processo admissional.  

Em 2022, o Enem acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições podem ser feitas do 10 a 21 de maio!

>>> Saiba como pedir isenção do Enem

O Enem é dividido em quatro grandes áreas de conhecimento  — Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.   

São 45 questões para cada área de conhecimento, totalizando 180 perguntas objetivas.  

Além de responder às questões objetivas, os estudantes também devem escrever uma redação.  

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos. No primeiro domingo, os estudantes têm 5h30 para realizar as provas. Já no segundo domingo, o tempo é de 5h.  

Confira abaixo a organização das provas por dia:  

1° domingo: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Redação  

2° domingo: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões)  

A pontuação do Enem varia de 0 a 1000 pontos e é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), algoritmo usado para corrigir e dar nota às questões da prova.   

Analisando o padrão de erros e acertos do candidato, esse algoritmo consegue identificar se o candidato acertou porque de fato sabia – recebendo o ponto inteiro da questão – ou chutou – recebendo pontuação menor.   

Ou seja, dominar os conteúdos abordados no exame é o melhor caminho para garantir uma boa nota, porque até o chute o sistema TRI detecta.  

E o Enem Digital? Confira todas as informações no edital de 2022!

Conheça as matérias que caem no Enem 

Na Matriz Referência do Enem, documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), é possível conferir todos os assuntos e competências exigidos pelo exame.   

A grande maioria dos assuntos abordam os conteúdos estudados pelos candidatos durante o ensino médio.   

Apesar disso, o número de temas é bastante expressivo, sendo bem difícil se aprofundar em tudo que pode ser cobrado nas provas.   

A boa notícia é que existem algumas matérias que caem no Enem de forma recorrente, sendo uma ótima estratégia focar nesses conteúdos, principalmente para quem já está afastado da escola há algum tempo.   

A seguir, explicamos as matérias que mais caem em cada área de conhecimento. Confira! 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

As questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias abordam conteúdos relacionados com história, geografia, sociologia e filosofia.   

Em relação aos conteúdos de história, é essencial que os alunos tenham conhecimento sobre fatos históricos importantes e sobre questões que estão em pauta na atualidade.   

Temas com período colonial e escravidão no Brasil, Era Vargas, ditadura militar no Brasil, revolução industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial,  Nazismo e Fascismo e Guerra Fria costumam aparecer na prova.   

Quanto aos conteúdos de geografia cobrados no Enem, temas relacionados com a atualidade também ganham destaque. Questões envolvendo urbanização, globalização, meio ambiente, migrações, cartografia, desenvolvimento humano e social e geopolítica dominam o exame.  

Sociologia e filosofia também ganham um número considerável de questões na prova de Ciência Humanas. Essas duas matérias são muito valorizadas pelo Enem.  

Temas como relações de trabalho, movimentos sociais, pensadores da Grécia Antiga e correntes sociológicas e filosóficas antigas e contemporâneas são destaque no exame.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 

As questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abordam conteúdos relacionados com língua portuguesa, literatura, interpretação de texto, educação física, artes e língua estrangeira.   

As questões de língua portuguesa e literatura dominam a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.   

A interpretação de texto é a habilidade primordial para se sair nessa etapa. Além disso, gramática, conhecimento sobre estrutura textual e movimentos literários também são essenciais.  

Educação física e artes são os assuntos que aparecem em menor número de questões. Em relação à educação física, é comum que surjam questões sobre esportes e cuidados com o corpo. Já em artes, os estudantes podem ser questionados sobre movimentos contemporâneos, modernismo e vanguardas europeias.  

Além disso, a prova de Linguagens também conta com cinco questões de língua estrangeira. O idioma (inglês ou espanhol) é escolhido pelos candidatos no momento da inscrição.   

Independente do idioma escolhido, é comum encontrar questões sobre vocabulário, gramática e conjugação verbal nessa área.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os estudantes encontrarão perguntas sobre biologia, química e física.  

Nessa área, é comum encontrar questões relacionadas ao nosso dia a dia. A prova instiga o aluno a pensar sobre os fenômenos biológicos, químicos e físicos que o cercam.   

Em biologia, os candidatos podem encontrar questões sobre ecologia e sustentabilidade, ecossistema, sistema imunológico e genética, DNA e RNA.

Em relação à química, estequiometria, ligações químicas e polaridade, reações orgânicas e inorgânicas, eletroquímica, radioatividade e cadeias carbônicas são os conteúdos que mais caem.   

Já sobre física, os estudantes podem ser questionados sobre energia, trabalho e potência, ondas, mecânica, acústica, calorimetria e resistores.  

Matemática e suas Tecnologias 

Diferente das outras áreas, que abordam mais de uma disciplina, essa prova é voltada exclusivamente para matemática.   

Além do domínio dos cálculos, a prova exige muita interpretação das questões e raciocínio lógico.   

Equações e funções de 1° e 2° grau, porcentagem e matemática financeira, razões e proporções, noções de estatística, circunferências e leitura e interpretação de gráficos são os conteúdos que mais caem na prova.

Saiba o que mais cai de Matemática no Enem:

Calendário do Enem 2022

Em 2022, o Enem acontece nos dias 13 e 20 de novembro. Confira o calendário completo:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Provas: 13 e 20 de novembro
  • Taxa de inscrição: R$ 85 (pagamento a ser efetuado até 27 de maio).

Como funciona a redação do Enem?

como-funciona-a-redacao-do-enem

A redação é uma das partes mais importantes do Enem, sendo a área em que os estudantes têm mais chance de atingir a pontuação máxima (1000 pontos).   

O cálculo da nota final da redação não depende da TRI, mas sim das 5 competências avaliadas pelos corretores. São elas:  

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos. 

O tema da redação só é revelado no momento da prova, por isso é importante se preparar previamente para garantir uma boa nota.   

A redação do Enem deve seguir o padrão dissertativo-argumentativo. Ou seja, é um texto em que o autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos consistentes.  

No caso do Enem, além de uma boa argumentação, os candidatos também devem propor soluções para os problemas apresentados. Lembrando que as soluções devem respeitar os direitos humanos.   

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Confira os temas de redação do Enem das edições anteriores:  

  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira 
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil 
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet 
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil 
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Os temas do Enem costumam estar relacionados com pautas que estão em relevância na sociedade. Dessa forma, é essencial se manter atento ao que acontece no Brasil e no mundo para construir um repertório de argumentos.  

Além disso, é importante praticar para se preparar para a redação do Enem. Procure ler redações que tiraram notas boas e exercitar temas passados.  

Se você quer saber mais sobre como se sair bem na redação do Enem, confira aqui nosso guia completo! 

Como criar o hábito de estudos para o Enem

Conclusão

O Enem é uma prova que demanda estudo e preparação.

Conhecer as matérias que caem no Enem é o primeiro passo para garantir um bom desempenho no exame e conquistar uma vaga na universidade dos sonhos.  

O Enem é uma das principais formas de ingressar no ensino superior, tanto para cursos presenciais quanto EAD  

E fica a dica: aqui na PUC Goiás, se você fez Enem a partir de 2012, sua nota pode ser a chance de entrar numa graduação EAD ou semipresencial com bolsa de até 100%.   

Conheça nossos cursos!  

Baixe agora mesmo 100 questões do ENEM e comece a estudar!

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT