Como você é visto e lembrado no ambiente de trabalho?

A resposta a essa pergunta é a sua imagem profissional.

Esse conjunto de qualidades faz diferença na hora de conseguir um novo emprego, uma promoção ou se destacar na empresa, por isso, é essencial manter esse quesito em ótimo estado.

Confira neste artigo 10 passos para construir uma boa imagem profissional:

  1. Autoconhecimento
  2. Organização
  3. Pontualidade
  4. Qualificação
  5. Cumprimento de acordos
  6. Visibilidade
  7. Networking
  8. Imagem pessoal
  9. Modo de falar
  10. Ética

New call-to-action

O que é imagem profissional

A imagem profissional é construída por meio da junção de várias qualidades de um indivíduo. Esses pontos dizem respeito à personalidade da pessoa e à sua habilidade na área em que trabalha.

Uma boa imagem profissional impacta em fases do processo seletivo, como entrevistas de emprego, e também no crescimento dentro das instituições.

Dentre os fatores que impactam diretamente na construção da imagem profissional, podemos citar como principais:

  • Aparência: ligado ao dress code e a maneira que o profissional se apresenta;
  • Reputação: é a credibilidade do profissional no mercado de trabalho;
  • Conhecimento: aborda o conhecimento técnico, skills e, também, conhecimento de mercado de trabalho que o profissional possui;
  • Postura: fisicamente falando, tem a ver com a forma de andar, cumprimentar e olhar as outras pessoas;
  • Emocional: profissional proativo, com visão positiva das coisas e habilidade de solucionar problemas, muitas vezes de forma criativa.

Dessa forma, mais do que dominar sua área de conhecimento, os aspectos comportamentais são essenciais para quem deseja construir uma boa imagem profissional. Essas atitudes demonstram também dedicação, empatia, segurança e boa convivência.

Imagem não é igual aparência

Apesar do termo “imagem” lembrar aparência física, a imagem profissional vai muito além disso.

Conforme comentamos anteriormente, a forma que você se porta diante das pessoas e como as trata no ambiente de trabalho está diretamente ligada à impressão que deseja passar para os outros.

É mais válido ser uma pessoa respeitosa, empática e de boa postura do que alguém que tenha apenas uma boa aparência.

Como a imagem profissional afeta sua carreira

Uma boa imagem profissional influencia e muito na construção da sua carreira, desde momentos de transição de emprego e até no crescimento dentro da empresa em que já trabalha, com mudanças de cargo e maiores salários.

Veja as vantagens de ter uma boa imagem profissional para a sua carreira:

Prolongamento da carreira

Profissionais com uma boa imagem profissional garantem uma carreira longa e próspera.

A própria empresa em que a pessoa trabalha e o mercado profissional como um todo olham o indivíduo com bons olhos, pois suas competências técnicas e comportamentais são reconhecidas por várias pessoas.

Isso ajuda também a abrir novas portas para a carreira, por meio de indicações.

Atuação em cargos de liderança

Líderes muitas vezes representam a empresa diante da sociedade. A imagem desse profissional precisa causar a melhor impressão possível, sobretudo nesses casos.

Prezar por essa boa imagem impacta diretamente também na equipe gerenciada, pois essa visão conquista a confiança do time e inspira as pessoas envolvidas a entregarem um ótimo resultado.

Além disso, uma boa imagem profissional é pré-requisito para promoções e contratações para cargos em níveis de gestão.

Solução de crises

Um profissional com boa credibilidade, fruto da imagem profissional, será procurado em situações que demandem segurança e inteligência.

Apenas pessoas que sejam confiáveis aos olhos da alta gestão serão chamados para solucionar crises, pois são considerados aptos para enfrentar as situações com preparo emocional e tranquilidade, além de trazer bons resultados após a solução dos problemas.

Participação em processos seletivos

Em processos seletivos, a boa imagem profissional faz a diferença.

Isso se dá pois, em cada etapa da seleção, os recrutadores levam em consideração esse fator e as impressões passadas pela pessoa.

Postura e habilidade comunicacional são peças-chave para garantir o sucesso na sua participação e alcançar o emprego dos sonhos.

Solicitações aos gestores

Sabe aquele momento em que algum pedido precisa ser feito ao gestor?

Por exemplo, aumento salarial, flexibilidade no horário ou aumento de verbas para um projeto.

Nessa hora, se sua imagem profissional estiver precária, há menos chance do seu pedido ser atendido.

Já se você estiver em alta com o chefe, por conta de sua boa postura, comprometimento e bons resultados, pode contar com uma melhor receptividade das solicitações.

Posturas e atitudes que prejudicam sua imagem profissional

Assim como há atos que colaboram para alavancar sua imagem, há atitudes que prejudicam como as pessoas te enxergam no local de trabalho.

Veja abaixo algumas delas:

  • Usar roupas inadequadas;
  • Cometer erros de português;
  • Falar alto ou incomodar os colegas com barulhos inconvenientes;
  • Fazer postagens comprometedoras nas redes sociais;
  • Utilizar o celular durante o expediente com frequência;
  • Mascar chicletes durante reuniões ou apresentações;
  • Mostrar-se inflexível e arrogante;
  • Ser mal educado ou grosseiro;
  • Abusar do álcool em festas, almoços e confraternizações em geral;
  • Falar mal de gestores ou de colegas de trabalho.

10 passos para construir uma boa imagem profissional

Agora, vamos aos passos para construir uma imagem profissional excelente e que será lembrada pelos gestores e pelo mercado de trabalho.

1. Autoconhecimento

Esse ponto diz respeito a você se conhecer, saber quais são suas qualidades, capacidades e como explorar cada um deles da melhor maneira.

Além disso, você também identifica quais pontos precisam ser melhorados e aperfeiçoados. Ter autoconhecimento é trabalhar em constante evolução!

2. Organização

Um profissional organizado terá maior facilidade em lidar com prazos e entregas, até mesmo as mais urgentes. Isso vai desde ter uma mesa arrumada até ter os trabalhos em dia e com uma previsão de entrega.

3. Pontualidade

A organização, mencionada logo acima, anda de mãos dadas com a pontualidade. Tem a ver com respeitar seu tempo e de seus colegas. Chegar no horário, cumprir compromissos de agenda e entregar suas atividades no prazo fazem parte disso.

A gestão de tempo é uma característica de destaque em quem tem boa imagem profissional.

4. Qualificação

Toda área de atuação está em constante atualização, por isso é necessário se manter por dentro das principais tendências para não ficar para trás.

A qualificação com cursos, palestras e especializações deve fazer parte do planejamento de um bom profissional, fazendo você se destacar da concorrência, além de aumentar suas skills e seu conhecimento técnico.

5. Cumprimento de acordos

Cuide com as palavras. Sua fala tem valor e sua equipe precisa saber que pode confiar em você e no que foi prometido/acordado. Isso reflete comprometimento e profissionalismo diante do time.

6. Visibilidade

Esse passo não tem a ver com expor-se de maneira negativa. Para ter visibilidade, seja alguém que expõe suas ideias dentro da empresa em prol de melhorias, participando de projetos e reuniões.

7. Networking

Essencial para qualquer área, o networking fará com que mais oportunidades surjam na sua trilha profissional.

Se aproxime e conheça mais pessoas da sua área de atuação, converse de maneira genuína e transparente, sem agir como “bajulação”. Mostre que está disposto a criar novos contatos e estabelecer troca de conhecimento.

8. Imagem pessoal

A sua aparência também faz parte do pacote para construir uma boa imagem profissional. Sendo assim, fique de olho no dress code adequado e cuide com a linguagem corporal e facial.

Olhe nos olhos de quem estiver conversando com você, evite cruzar os braços ou movimentos inconvenientes. A sua imagem pessoal demonstra a sua personalidade.

9. Modo de falar

A linguagem falada também é de extrema importância.

Cuide com gírias, erros de português e palavras de baixo calão! Todas devem ser evitadas, lembrando que é necessário manter o profissionalismo e uma linguagem adequada ao ambiente de trabalho.

Também veja a entonação, altura da voz e modo com que fala (muito rápido, prolixo, etc).

O modo de falar está diretamente ligado com usar palavras de educação: obrigado, com licença, bom dia, boa tarde, boa noite, por favor. Por mais óbvio que pareça, não se pode esquecer desses termos no dia a dia para aquecer sua imagem profissional e mostrar que, acima de tudo, a boa educação prevalece.

Também cuide para não expor demais seus assuntos pessoais em momentos que não são para isso. Você pode ter amigos e deve manter uma boa relação com os colegas, mas saiba identificar quais momentos podem ter assuntos fora do ambiente de trabalho.

10. Ética

Por último, mas não menos importante: ética.

Ser um profissional ético é o principal passo para conquistar a confiança de todos.

Respeite as regras e os valores da empresa e mantenha boa relação com as pessoas que estão ao seu redor. Se preocupe em ter atitudes transparentes e que estejam dentro do respeito e da colaboração.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Agora, é só seguir os passos

Os 10 passos para construir uma boa imagem profissional são de extrema importância para quem visa a construir uma trajetória profissional de sucesso.

Seguindo todos eles, mantendo a ética, o respeito e a colaboração com o time, a tendência é que você ganhe confiança e credibilidade diante da empresa que está e de outras pessoas da sua área profissional, visto que você também vai investir no networking.

Dessa forma, não tenha medo de propor ideias relevantes e se especializar cada vez mais na sua profissão. Esses e outros passos vão fazer sua imagem profissional decolar.


Este conteúdo sobre imagem profissional foi útil? Invista na sua carreira com mais artigos incríveis do Blog do EAD PUC Goiás!

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT