Tag: Cursos

Quais são as reais funções da administração?

Cuidar das finanças? Organizar os processos? Criar planejamentos? Criar estratégias de marketing?

Sim, tudo isso e muito mais! A Administração possui quatro funções básicas que envolvem dezenas de atividades dentro de uma empresa.

Por isso, quem se forma nesse curso pode atuar em diversas áreas: logística, financeiro, marketing, comércio exterior e outros.

Quer entender mais sobre essas funções para saber se você tem o perfil dessa graduação? Explicamos tudo a seguir!

Aproveite a leitura:

Entenda as funções principais da administração 
1. Planejamento 
2. Organização 
3. Direção 
4. Controle 
Conheça as áreas da administração
Destaque-se na Administração de empresas com o EAD PUC Goiás!

Baixe o e-book para descobrir as profissões em alta desta década!

Entenda as funções principais da administração

Via de regra, as funções principais da Administração são:

  1. Planejar
  2. Organizar
  3. Direcionar
  4. Controlar

Mas de onde saiu isso?

Jules Henri Fayol (1841-1925), considerado um dos principais nomes da Administração e criador da teoria do processo administrativo, foi o responsável por propor o chamado ciclo PODC (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar).

Segundo suas próprias palavras:

henri-fayol

“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.”

Jules Henri Fayol

A seguir, vamos entender melhor essas funções da administração:

1. Planejamento

Planejamento é a atividade de analisar o cenário atual e projetar ações para alcançar determinados resultados futuros.

Essa é a primeira atividade da Administração, pois, a partir dela, é possível organizar todas as outras. Dentro da tarefa de planejamento, existem diversas sub-atividades, como:

  • Estabelecer metas;
  • Identificar prazos;
  • Avaliar riscos;
  • Montar estratégias.

Para criar um planejamento, o administrador não toma decisões de maneira arbitrária ou intuitiva. Ele deve sempre se basear na pesquisa e estudo do mercado e da própria empresa, então, atividades, como “levantamento da concorrência” também estão envolvidas! 

2. Organização

Organização significa colocar as atividades, recursos e projetos em ordem para a operação funcionar com eficiência e menos desperdício.

Nessa etapa, o administrador realiza tarefas, como:

  • Desenvolver a estrutura organizacional do escritório;
  • Delegar e distribuir tarefas;
  • Solicitar recursos para as atividades;
  • Gerenciar processos;
  • Criação de organogramas.

Sendo assim, é fundamental desenvolver a visão sistêmica acerca dos processos da empresa e ter a habilidade de organização individual e coletiva.

3. Direção

Direção é a função de liderar a equipe em prol dos objetivos do projeto ou empresa.

Como disse o Fayol, 

"Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.”

Entre as funções da administração, a direção é a que mais envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação, trabalho em grupo e proatividade.

Elas são fundamentais para o líder ser um exemplo para os liderados. É a tarefa do administrador direcionar, motivar e engajar a equipe rumo a algum propósito, sabendo como orientar os colaboradores da forma adequada e dar feedbacks e recompensas!

4. Controle

Controle envolve acompanhar todos os processos e direcionar as atividades para o caminho certo.

Basicamente, nessa função da Administração, o responsável fará o monitoramento dos processos para garantir o resultado esperado.

Para isso, ele utiliza métricas e dados para identificar possíveis erros ou acertos da operação e, então, propor melhorias.

Nesse caso, os indicadores são não apenas quantitativos, como o índice de lucratividade, como também qualitativos, como uma pesquisa de satisfação.

Conheça as áreas da administração

Dentro dessas 4 funções, existem diversas áreas da Administração que uma pessoa pode seguir! Confira algumas das principais: 

Gestão Financeira

É a área responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Basicamente, ela vai gerenciar todo o fluxo de caixa da organização, definir orçamentos financeiros, organizar os custos, estudar variáveis econômicas e financeiras, entre outras funções.

Auditoria

Esse é o campo encarregado de analisar se os procedimentos da operação estão dentro do esperado pela empresa e também pela lei. O auditor deve avaliar e orientar todas as atividades da organização de maneira que iniba qualquer atividade ilícita ou inapropriada, como sonegação de impostos, capazes de trazer consequências negativas para o seu funcionamento.

Recursos humanos

É a atividade direcionada para a parte de gestão de pessoas. O responsável cumpre a tarefa de recrutar, treinar e direcionar os colaboradores em direção aos objetivos da empresa. Além disso, também deve definir cargos e implementar e solucionar possíveis conflitos envolvendo outros colaboradores.

Planejamento Estratégico

É uma área específica para o desenvolvimento de projetos. Entre as atividades do administrador, está, por exemplo, avaliar a viabilidade de uma solução, identificar pontos fortes e fracos de uma solução, encontrar riscos, propor metas de acompanhamento e analisar o mercado. Envolve as duas primeiras funções da administração principalmente.

Logística

Trata-se da organização dos procedimentos que envolvem todo o fluxo produtivo da empresa, desde a compra de mercadorias e a produção dos produtos até a gestão do estoque e entrega ao cliente. Seu objetivo é tornar a operação o mais produtiva e eficiente possível.

Gestão de Marketing

Parte da administração que cuida de toda a parte de relacionamento entre a empresa e o consumidor. Dentro dessa área, o administrador vai traçar o perfil dos clientes, estudar as estratégias de divulgação dos clientes, escolher os melhores canais de comunicação, encontrar formas de atração de novos clientes, entre outras.

Comércio Exterior

Consiste na gestão das atividades da empresa com o mercado externo. Entre as atividades da área, estão: comunicação com fornecedores internacionais, estudo das políticas internas de outros países, definição da logística de transporte das mercadorias, análise do mercado externo, entre outros.

Destaque-se na Administração de empresas com o EAD PUC Goiás!

Aprender as funções da Administração de empresas abre as portas para diversas áreas e caminhos do mercado.

Nós da PUC Goiás oferecemos disciplinas teóricas e práticas para você dominar cada uma dessas atividades e se destacar no mercado de trabalho.

Oferecemos todo conhecimento que você precisa para trabalhar em diferentes áreas — financeiro, produção, logística, recursos humanos, marketing, gestão empresarial, entre outros.

E o melhor: é um curso EAD, ou seja, você tem toda a flexibilidade de estudar quando e onde quiser!

Desde 1959, somos a primeira Universidade do Centro-Oeste e até hoje estamos trazendo inovação e tradição para nossos estudantes.

Conheça o curso de Administração EAD da PUC Goiás!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.


Leia também:

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT