O fenômeno do ensino a distância no Brasil não para de crescer. Como prova, podemos mencionar alguns dados do último estudo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo do Ensino Superior no Brasil.

Para dar uma ideia, há pouco mais de 10 anos, a modalidade EAD representava cerca de 15%dos matriculados em algum curso superior. Já em 2018, este número cresceu para praticamente um terço das matrículas. Com isso, podemos perceber o interesse dos estudantes. Mas será que a faculdade EAD é bem vista no mercado de trabalho?

EAD no mercado de trabalho

A gente já abordou um tema relacionado à questão do EAD e o mercado de trabalho, sob a perspectiva do diploma. Neste sentido, saiba que não existe nenhuma distinção entre o diploma dos cursos presenciais e o fornecido na conclusão do ensino EAD.

É importante destacar essa informação na hora de considerar a pergunta se faculdade EAD é bem vista no mercado de trabalho. O mercado quer bons profissionais, sejam eles formados a distância ou pelo modelo tradicional do ensino presencial.

De fato, o mercado já não distingue tanto entre ambas as modalidades de aprendizado. Para conquistar a vaga, o que vale é a experiência do candidato no campo, suas competências e habilidades.

Outro ponto interessante é considerar que grande parte dos estudantes do ensino EAD já trabalham, o que também potencializa suas chances de se manter no mercado.

Essa opinião é defendida pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). De acordo com Betina VonStaa, coordenadora de um estudo anual feito pela Associação, o verdadeiro potencial de quem já trabalha e opta por uma formação EAD é revelado pela sua trajetória, mais do que pela modalidade de ensino escolhida.

Sendo assim, percebemos que a dúvida sobre se a faculdade EAD é bem vista no mercado de trabalho tem mais a ver com falta de informação do que necessariamente uma realidade. Portais de buscas de emprego, como o Vagas, também estão alinhados com essa constatação.

Reflexões finais sobre a aceitação do EAD no mercado de trabalho

Definitivamente, a inserção dos profissionais formados pelo EAD no mercado de trabalho está mais relacionada a questões e características do egresso em si. Para saber se uma faculdade EAD é bem vista no mercado de trabalho, é preciso saber se você é um profissional valorizado pelas empresas.

O mais importante é escolher entre as melhores faculdades, fazer o curso em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), concluir no menor tempo possível e aproveitar a chance de ter um diploma superior pagando menos e com mais flexibilidade.

E já que você tem interesse em assuntos relacionados ao ensino EAD, mercado de trabalho, informações sobre esta modalidade e outros temas relacionados, não deixe de conferir nosso blog e inscrever-se em nossa newsletter, estamos sempre criando artigos que lhe ajudem a decidir seu futuro.

Fazer uma faculdade pela internet é uma iniciativa alinhada com o que há de mais novo em educação e, por que não dizer, também com o mercado!

Inscreva-se no nosso Blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT