Ética profissional é um assunto que deve ser amplamente discutido no mercado de trabalho.

Ser um profissional pautado por princípios éticos certamente vai render bons frutos. Contudo, você sabe quais são esses princípios? E mais: qual a importância de cada um deles?

Confira o que é a ética profissional, alguns exemplos e como desenvolvê-la.

Neste artigo, você vai conferir:

O que é a ética profissional?
O que são os códigos de Ética Profissionais?
Qual a importância da ética profissional?
Qual a diferença entre ética e moral?
Dicas para ter uma postura ética no seu trabalho: Guia do sucesso
Conclusão

New call-to-action

O que é a ética profissional?

A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho.

São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha.

Todos os integrantes de determinado time vão usar dos mesmos princípios éticos profissionais, mesmo que cada um possua valores próprios.

Geralmente, esses princípios são reunidos no chamado “Código de Ética Profissional”. Cada profissão tem o seu próprio Código.

Há, no entendo, princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões. Como a honestidade e o respeito.

Exemplos de atitudes que demonstram ética profissional

Quando você demonstra atitudes éticas dentro do seu ambiente de trabalho, um contrato de “confiabilidade” é criado entre você e o seu empregador, pois fica nítido o seu profissionalismo.

Confira alguns exemplos de atitudes éticas:
  • Responsabilidade para saber gerar seu próprio trabalho e cumprindo os prazos estabelecidos. Muitas vezes, para um trabalho em grupo funcionar bem, é preciso que todos façam a sua parte dentro do prazo;
  • Gerenciamento de tempo para cumprir prazos, marcar compromissos ou reuniões e, ainda, chegar pontualmente no ambiente de trabalho para iniciar o expediente;
  • Disciplina para gerenciar o seu tempo e ter foco para desenvolver as tarefas solicitadas;
  • Confiabilidade para manter em sigilo informações confidenciais da empresa;
  • Honestidade para ser verdadeiro com os colegas e os gerentes, informando sobre eventuais problemas e reconhecendo os erros, quando for necessário;
  • Trabalho em equipe para conviver com os colegas e manter uma comunicação eficiente;
  • Respeito nas relações interpessoais, utilizando o bom senso e nunca apelar para a violência.

>>> Leia também: O que são competências, importância e dicas

Ética da Empresa com os colaboradores

Da mesma forma que os colaboradores possuem “compromissos éticos” com a empresa que trabalham, as empresas também precisam desenvolver essa relação com os seus colaboradores.

É compromisso da empresa:
  • Garantir que as regras e regulamentos sejam iguais para todos, independente do cargo;
  • Comunicar as políticas internas de forma clara e transparente para os colaboradores;
  • Tratar todos os funcionários com respeito e cordialidade;
  • Assegurar o direito de férias e respeitar os momentos de descanso (folgas / finais de semana / feriados);
  • Atribuir responsabilidades conforme o cargo e a experiência do colaborador;
  • Pagar a remuneração e os benefícios em dia;
  • Cumprir os direitos trabalhistas previstos pela Constituição Brasileira e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

>>> Leia também: Como ser um bom líder de equipe

O que são os códigos de Ética Profissionais?

Os códigos de ética tem como objetivo fixar a forma pela qual determinada classe deve conduzir o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. Em suma são “normas que servem como padrão de conduta “.

Além disso, servem para “nortear” a sociedade sobre o que elas devem esperar e exigir de determinada profissão. Por exemplo, um advogado não pode prejudicar seu cliente, um médico não pode debilitar a saúde de um paciente e um jornalista deve prezar pelo relato da verdade, sem mentir.

Vale ressaltar que um código profissional não é uma lista de verificação do certo ou errado, mas sim um guia para auxiliar na tomada de decisão.

Os códigos de conduta profissional oferecem benefícios para:
  1. construir uma relação de confiança com a sociedade;
  2. proporcionar transparência na relação entre profissional e cliente;
  3. entender as práticas de determinada profissão.

Exemplos de Códigos de Ética Profissional

Para exemplificar, trouxemos três Códigos Profissionais de profissões  distintas: Administração, Educação Física e Pedagogia. Confira:

Administração

São alguns deveres do administrador, estipulados no Código de Ética Profissional:

I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;

II - manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional;

III - conservar independência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados;

IV - comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas.

Educação Física

Estão entre as responsabilidades e deveres do profissional de educação física, estipulados pelo Código de Ética Profissional:

I - promover a Educação Física no sentido de que se constitua em meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seus beneficiários, através de uma educação efetiva, para promoção da saúde e ocupação saudável do tempo de lazer;

II - zelar pelo prestígio da profissão, pela dignidade do Profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições;

III - assegurar a seus beneficiários um serviço profissional seguro, competente e atualizado, prestado com o máximo de seu conhecimento, habilidade e experiência;

IV - elaborar o programa de atividades do beneficiário em função de suas condições gerais de saúde.

Pedagogia

Conforme o Código de Ética Profissional, o exercício da profissão de Pedagogia, deve ser pautado pelos seguintes princípios:

I - No respeito, na dignidade e na integridade do ser humano, objetivando o desenvolvimento harmônico do Ser e dos seus valores, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória da educação;

II - Na defesa da democracia, respeitando as posições filosóficas, políticas, religiosas e culturais, analisando crítica e historicamente a realidade em que atua, buscando a socialização do saber;

III - Na promoção do bem estar do indivíduo e da comunidade atuando a favor destes com aplicação de várias áreas do conhecimento humano, selecionando métodos, técnicas e práticas que possibilitem a consecução do ato de educar;

IV - Na responsabilidade profissional por meio de um constante desenvolvimento pessoal, científico, técnico e ético;

V - Na definição de suas responsabilidades, direitos e deveres de acordo com os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Estatuto da Criança, Adolescente e no Estatuto do Idoso na legislação educacional em vigor.

pessoas trabalhando em equipe.

Qual a importância da Ética Profissional?

A ética no local de trabalho garante um ambiente positivo.

Quando o ambiente é organizado por princípios éticos, cria-se uma relação de lealdade e profissionalismo de ambas as partes.

O funcionário acredita na transparência e nos processos da empresa, enquanto que a empresa confia no profissionalismo do funcionário.

Quando um funcionário é ético e demonstra um bom trabalho, ele tem grandes chances de crescer dentro da empresa.

Já as empresas que valorizam os seus funcionários e compreende as suas perspectivas, atingem os seus objetivos e resultados e, além disso, retém talentos interessados em colaborar com o negócio.

Há diversas pesquisas mostrando que empresas que investem em bem-estar no trabalho lucram mais.

Qual a diferença entre ética e moral?

Muitas vezes, você já deve ter se perguntado qual a diferença entre ética e moral e, até mesmo, considerar que ambos são sinônimos. Porém, não são.

A moral é um conjunto de hábitos e costumes que orienta a vida em sociedade. Enquanto que a ética é o questionamento sobre os valores morais que guiam o comportamento da sociedade.

Resumindo, a ética estuda os valores morais de uma sociedade.

A moral são princípios orientadores (certo ou errado / correto ou incorreto), enquanto que a ética se refere a regras e ações ou comportamentos específicos.

Ainda, a moral varia conforme o tempo e o contexto em que está inserida.

No passado, as mulheres não participavam da vida política da sociedade e, portanto, não tinham o direito de votar. Hoje em dia, a situação é diferente.

Em seu livro Ética, o filósofo Adolfo Sánchez Vázquez sintetiza que:

[...] a ética se relaciona estreitamente com as ciências do homem, ou ciências sociais, dato que o comportamento moral não é outra coisa senão uma forma específica do comportamento do homem, que se manifesta em diversos planos: psicológico, social, prático-utilitário, jurídico, religioso ou estético.

Dicas para ter uma postura ética no seu trabalho: Guia do sucesso

Abaixo, preparamos algumas dicas para você ter uma postura ética no seu ambiente de trabalho e, por consequência, garantir sucesso na sua carreira. Utilize essas dicas como um guia.

Gerencie o seu tempo com sabedoria:
seja pontual;
cuide o seu registro do seu relógio-ponto;
cumpra os prazos das tarefas solicitadas.

Honestidade
colabore com o desenvolvimento profissional dos seus colegas;
compartilhe ideias criativas em projetos;
reconheça os seus erros, quando necessário.

Organização
mantenha a sua mesa de trabalho organizada;
caso você compartilhe arquivos na nuvem com sua equipe, deixe todas as pastas e arquivos organizados e propriamente nomeados; 
para os arquivos físicos, a regra é a mesma: mantenha-os organizados e nos locais destinados.

Respeito
priorize as boas relações no ambiente de trabalho;
escute todas as opiniões com respeito;
mantenha o equilíbrio e a calma mesmo em situações difíceis.

Ritmo de trabalho
faça o “melhor possível” para realizar as tarefas;
fique atento aos detalhes;
caso o celular atrapalhe o seu ritmo de trabalho, procure desligá-lo ou guardá-lo na gaveta.

Conclusão

Ter uma postura ética no ambiente de trabalho é um fator-chave para o sucesso profissional.

Neste artigo, observamos a importância da ética profissional, conferimos alguns exemplos e mostramos algumas maneiras de desenvolvê-la.

Sempre tenha em mente que o seu trabalho vai além do saber técnico, ele passa pela consciência de que ter boas relações e saber lidar com suas emoções é fundamental. Tudo isso, prezando pela ética.


📖 Você também pode se interessar:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT