Sendo um recém-formado ou profissional com mais experiência, a hora da entrevista de emprego deixa qualquer pessoa nervosa. 

Esse é um momento chave no processo de recrutamento, então é melhor estar preparado. 

Mas como se preparar? Quais perguntas serão feitas? O que falar em uma entrevista? O que vestir? As perguntas são várias, e as respostas você encontra neste conteúdo.

Você vai conferir: 

 

Como se preparar para a entrevista
O que levar para a entrevista de emprego
Como se preparar para uma entrevista de emprego por videoconferência
As 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego 
O que NUNCA dizer em uma entrevista de emprego 
Como saber que você se saiu bem na entrevista de emprego
Conclusão

New call-to-action

Como se preparar para a entrevista 

A preparação para a entrevista de emprego começa antes do dia em si. 

Um candidato preparado, que sabe o que vestir, o que falar e como se comportar, tem mais chances de ter um resultado positivo no processo seletivo. 

Então, preste atenção às nossas dicas: 

Conheça a empresa 

Um passo essencial da preparação para a entrevista de emprego é conhecer a empresa para a qual você se candidatou.

Isso porque não basta conhecer as responsabilidades e funções da vaga em si, mas o que faz e como é a empresa onde você quer trabalhar. 

Por isso, descubra quem são os recrutadores e o histórico da empresa. E uma ideia é utilizar as plataformas que listamos abaixo: 

  • LinkedIn: visite a página corporativa da empresa e os perfis dos gerentes de RH e recrutadores. Assim você pode encontrar pontos em comum com os seus entrevistadores e, também, já conhece a maneira como a empresa se comunica. 
  • Glassdoor: esse é um site de avaliações feitas por funcionários e ex-funcionários que ajuda você a ter uma ideia real sobre o nível de satisfação, média de salários e benefícios da empresa para a qual se candidatou. 
  • Site institucional: é nele que você vai encontrar a missão, visão e valores da empresa. É uma maneira de entender se eles estão alinhados com o seu propósito. Além disso, você consegue entender também a história da empresa, seus produtos e conquistas. 
  • Redes sociais: assim como a página corporativa no LinkedIn, as redes sociais da empresa em questão dão uma noção de como ela se comunica, o que ela comunica e como (e se) as pessoas interagem com ela. 

Descobrindo mais sobre a empresa, você se sente mais seguro na hora da entrevista e consegue responder se o recrutador perguntar o que você sabe sobre a organização. 

Treine suas respostas 

Durante a entrevista de emprego, a estrela do show é você, então, nada mais justo do que você apresentar a sua melhor versão.

E essa melhor versão não inclui você não saber responder perguntas básicas sobre você e sua trajetória. 

Isso pode acontecer por nervosismo, então uma maneira de evitar o temido branco na hora da entrevista ou uma pergunta que você não viu chegando é treinar. 

Algo que pode ajudar é o método STAR, indicado por especialistas em carreira para estruturar suas respostas sobre história profissional. 

STAR é um acrônimo para Situação, Tarefa, Ações e Resultados.

Ou seja, quando for utilizar o método para responder algo,

  • descreva a situação,
  • o que você tinha que fazer,
  • o que você fez e
  • no que resultou. 

Mais uma dica é se gravar enquanto treina, como se fosse um ensaio para a entrevista. Isso ajuda a perceber o seu próprio corpo e a maneira como você se expressa. 

Escolha a roupa mais adequada 

Apesar de a importância maior estar no seu currículo e no que você pode contribuir para a empresa, a primeira impressão é a que fica e nós, seres humanos, somos muito visuais. 

Por isso, vestir-se de acordo com o perfil da empresa não apenas fará o recrutador perceber você como mais profissional, como também dará a impressão de que você já faz parte da empresa. 

Em organizações que têm um dresscode mais rígido, opte por trajes mais formais e cores mais neutras, como preto, branco, azul-marinho e cinza. 

Para mulheres, algumas peças indicadas são vestidos estruturados de comprimento médio, calças e blazers de bom corte e sapatos de salto.

Já para os homens, ternos bem cortados e camisas brancas são o ideal. 

Agora, se o ambiente for mais informal, você pode ousar um pouco, porém tente sempre manter uma linha mais clássica e neutra, sem peças espalhafatosas e que chamem mais atenção do que você. 

Por exemplo, os homens podem optar por calças sociais e camisas sem gravata, enquanto as mulheres podem usar calças sociais e blusas mais interessantes. 

Em ambas as ocasiões, é indicado que as mulheres não abusem da maquiagem e optem por um visual mais saudável, com cores mais leves e neutras. 

E independente do seu gênero, lembre-se que roupas bem cuidadas, limpas, sem amassados e manchas passam uma impressão de autocuidado e responsabilidade.

entrevista de emprego - homem sendo entrevistado por dois recrutadores

O que levar para a entrevista de emprego 

No dia da entrevista de emprego, não esqueça de levar alguns itens que vão ajudar no seu desempenho ou facilitar o momento. Listamos abaixo: 

1 Dados da empresa 

Tenha em mãos o nome do entrevistador, endereço da empresa e telefone. Além disso, prepare o seu percurso e descubra como chegar ao local no horário. 

2 Cópias do seu currículo 

O recrutador já recebeu uma cópia do seu currículo no ato da inscrição na vaga, porém você pode se deparar com mais de um entrevistador na hora da entrevista e pode acontecer de algum deles não ter visto seu currículo ainda. 

3 Papel e caneta 

Não esqueça de levar um bloco de notas simples e algumas canetas funcionando bem para fazer anotações necessárias durante a entrevista.

Você pode usar essas informações depois para avaliar a possível oferta que eles farão depois.

Porém, não anote absolutamente tudo ou você pode parecer um estudante e passar a imagem de que não está preparado. 

4 Portfólio 

Assim como o currículo, você já pode ter enviado seu portfólio no momento da inscrição na vaga, porém o ideal é que você leve seu portfólio também para o caso de um dos entrevistadores não ter tido acesso a ele ainda. 

5 Perguntas e respostas pensadas 

Nem todas as perguntas que o entrevistador fará podem ser previstas, mas existem algumas que são comuns e que você pode treinar, como “me conte um pouco sobre você” e “você tem alguma pergunta?”. Então, para não ser pego desprevenido, pesquise, pense e treine. 

Como se preparar para uma entrevista de emprego por videoconferência 

Por conta da pandemia de Covid-19, as videochamadas se tornaram bastante comuns no dia a dia.

E os processos seletivos não ficaram de fora. 

Se o seu caso é uma entrevista por videochamada, e não uma entrevista de emprego presencial, é importante tomar alguns cuidados extras, além dos já citados: 

  1. Verifique sua conexão de internet: nada mais desagradável do que ter o vídeo trancando ou o microfone falhando por falta de internet. Então, teste sua conexão e, caso perceba algum problema, peça para fazer a entrevista na casa de um amigo ou familiar.
  2. Escolha um lugar silencioso e bem iluminado: além de testar sua conexão, teste a iluminação do local e o barulho. É importante deixar que o recrutador consiga ver bem você durante a entrevista e escutá-lo sem interrupções. Por isso, uma dica também é utilizar um fone de ouvido e desligar o seu microfone enquanto o recrutador estiver falando. 

É importante dizer que, apesar de a entrevista de emprego não ser presencial, o seu cuidado com o que vestir precisa ser o mesmo de uma entrevista presencial. 

As 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego 

Para conseguir treinar para uma entrevista, é importante que você tenha uma noção de quais perguntas são feitas.

Muitas delas se repetem, então você já pode treinar suas respostas. 

Confira abaixo uma lista com as 10 perguntas mais feitas em uma entrevista de emprego, segundo a consultoria Michael Page: 

  1. Fale um pouco sobre você. 
  2. Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  3. Qual é a sua maior conquista profissional?
  4. Você trabalha bem em equipe?
  5. Dê um exemplo de onde você foi capaz de usar suas habilidades de liderança.
  6. Onde você se vê em cinco anos?
  7. Por que você quer trabalhar para nós?
  8. Por que devemos contratá-lo?
  9. Quais são as suas expectativas de salário?
  10. Você tem alguma pergunta?

entrevista de emprego - as perguntas mais comuns feitas em uma entrevista

O que NUNCA dizer em uma entrevista de emprego 

Existem algumas coisas que podem prejudicar a sua performance e a impressão que o recrutador terá de você em uma entrevista de emprego. 

Nós montamos aqui uma lista com algumas das respostas e padrões de comportamento que você deve evitar: 

1 Ser monossilábico 

Na entrevista é importante dar respostas curtas, porém evite ser uma pessoa que responde apenas com “sim” e “não”.

E mesmo que a resposta requeira apenas “sim” ou “não” como resposta, tente elaborar um pouquinho mais e explicar o motivo da resposta. 

2 Mentir sobre certificações 

Isso é algo que você nunca deve fazer, nem quando monta o seu currículo e muito menos em uma entrevista de emprego.

Seguir por esse caminho, além de ser desonesto, pode fazer você ser facilmente descoberto em algum momento, trazendo todo um constrangimento desnecessário. 

3 Falar mal do emprego atual ou anterior 

Evite ao máximo falar mal sobre o seu empregador e colegas atuais ou anteriores. Essa é uma atitude antiética e que pode causar uma impressão ruim no entrevistador.

Além disso, escolher exaltar o que deu errado no emprego anterior toma o tempo de apresentar as suas qualidades. 

4 Interromper o recrutador 

Na entrevista, o recrutador é quem conduz a conversa. Você pode estar ansioso, mas lembre-se de nunca interromper o condutor da entrevista.

Responda o que ele perguntar e faça perguntas quando ele abrir espaço para perguntas, porém não seja inconveniente. 

5 Ir direto ao ponto antes do tempo 

Como dissemos, a entrevista é conduzida pelo recrutador e ele monta uma estratégia de perguntas e um roteiro para conhecer você melhor.

Por isso, não adiante perguntas porque está ansioso. Todos sabemos que o salário, os benefícios e as folgas são temas importantes, porém não comece a entrevista já perguntando sobre dinheiro.

A impressão que fica para o recrutador é ruim. 

6 Não fazer nenhuma pergunta 

O entrevistador será perguntará se você tem alguma dúvida, então aproveite esse momento para fazer perguntas, mesmo que você não tenha dúvidas.

Isso porque não aproveitar o espaço para querer saber mais sobre a vaga e a empresa passa a impressão de que você não tem interesse.

Outro pontos que você deve evitar:

  • Só repetir o que está no currículo, sem dar mais insights sobre suas experiências e o que você aprendeu em cada uma delas; 
  • Falar sobre a sua formação em detalhes e sobre seu TCC quando o recrutador não perguntar; 
  • Dizer que não tem objetivos para a sua vida profissional, o que passa a impressão de desinteresse; 
  • Prometer o que você não pode cumprir; 
  • Falar apenas sobre o seu lado da equação, em como a vaga vai ajudar você e esquecer de falar o que você pode trazer para a empresa. 

Como saber que você se saiu bem na entrevista de emprego 

Quando a entrevista termina, é comum passar pela sua cabeça a pergunta: “será que eu fui bem?”. 

E apesar de não existir um sinal concreto de uma futura contratação, existem observações que podem indicar que a entrevista foi um sucesso.

A lista que vamos passar em seguida por desenvolvida pela HEYS, uma consultoria internacional de recrutamento e seleção. 

  • A entrevista durou mais tempo do que o esperado, o que significa que o entrevistador queria saber mais sobre suas competências; 
  • A conversa teve um tom mais casual, sinal de que você construiu um bom relacionamento com o recrutador; 
  • O recrutador falou o que era esperado de você e não o que era esperado do candidato que vai ocupar a vaga; 
  • O entrevistador parecia interessado no que você tinha a dizer, algo que se pode perceber especialmente pela linguagem corporal e se ele o encorajou a falar; 
  • Você é apresentado aos potenciais colegas depois da entrevista, isso porque provavelmente o recrutador teve uma boa impressão sobre você e quer entender como seria se você ocupasse a vaga; 
  • O recrutador deixa os próximos passos do processo seletivo bem claros 

Conclusão 

E agora, chegando ao final deste conteúdo, esperamos ter conseguido ajudar você a tirar suas dúvidas sobre o que fazer, o que dizer e como saber se foi bem em uma entrevista de emprego. 


📖 Leia também: 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT