Em meio aos vários compromissos que todos nós temos no dia a dia, a opção por uma faculdade online se tornou cada vez comum. Mas você já parou para pensar como funciona o vestibular EAD?

Neste post, nós esclarecemos todas as suas dúvidas em relação ao processo seletivo. Em que aspectos ele é diferente ou se parece com os vestibulares para cursos presenciais? É o que você vai descobrir ao continuar a leitura!

É obrigatório prestar vestibular EAD?

A primeira dúvida que você deve ter sobre como funciona o vestibular EAD é se a prova é obrigatória. A verdade é que a modalidade de ensino a distância se parece com o ensino presencial em vários aspectos.

Na prática, você também precisa participar de um processo seletivo para mostrar que está apto a ocupar uma das vagas oferecidas pela instituição de ensino.

As provas podem ser agendadas de forma online. Como possui um calendário mais flexível, o vestibular EAD não é aplicado apenas no encerramento dos semestres.

Qual a estrutura de um vestibular EAD?

A essa altura, você deve estar se perguntando: o que eu devo esperar do vestibular EAD? O mais comum é que as disciplinas que fazem parte do currículo do Ensino Médio sejam utilizadas em uma prova com questões que podem ser de múltipla escolha ou dissertativas. Mas algumas instituições incluem também (ou somente) a redação, como é o caso da PUC GOIÁS.

Na PUC GOIÁS, o vestibular para a entrada no ensino a distância pode ser agendado e realizado presencialmente ou o interessado pode optar pelo Vestibular Online, realizando a sua redação com segurança de onde e quando quiser através de uma plataforma online.

 

New call-to-action

 

Na maioria dos casos, as instituições costumam aplicar uma única prova para todos os candidatos, independentemente da modalidade (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) e do próprio curso.

O que pode acontecer é haver mais de uma versão da prova, em que as questões são apresentadas de formas diferentes.

Existem alternativas ao vestibular EAD?

Por último, nós vamos apresentar uma das alternativas ao vestibular a distância: para ser dispensado do processo seletivo interno ou, então, melhorar a sua nota, você tem a opção de utilizar o resultado da prova do Enem.

Para concorrer por essa modalidade, o candidato precisa assinalar essa opção já na ficha de inscrição, além de apresentar o boletim oficial do Enem, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Confira aqui como utilizar sua nota do ENEM para ingressar no ensino superior.

Como você viu, o vestibular EAD pode assumir diversos formatos. Quer saber mais detalhes sobre o nosso vestibular? Assine nossa newsletter e receba todas as informações!

Inscreva-se no nosso Blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT