Você certamente já se questionou: qual seria o meu emprego dos sonhos? Será que é possível encontrar a felicidade no trabalho? Conciliar essas duas esferas parece ser um empecilho para a maioria das pessoas.

Thatiana Cappellano, especialista em Semiótica Psicanalítica, e Bruno Carramenha, mestre em Comunicação, desenvolveram um estudo intitulado “Trabalho e Sofrimento Psíquico: Histórias Que Contam Essa História (2019)” e chegaram à conclusão que existem três principais causas da insatisfação profissional: estresse (76%), ansiedade (75%) e desânimo (65%).

Mas se há tantas pessoas infelizes em relação a sua carreira, o que é possível fazer para mudar essa situação?

As pesquisadoras Amy Wrzesniewski, da Universidade de Yale, e Jane E. Dutton, da Universidade de Michigan, desenvolveram um estudo sobre felicidade no trabalho e mapearam algumas atitudes possíveis para conciliar ambas expectativas: pessoais e profissionais.

Segundo as pesquisadoras, existem três fatores que podem influenciar na satisfação do profissional: adicionar tarefas que você gosta e remover as que não gosta, ter um relacionamento saudável com seus colegas e adicionar significado e propósito no seu trabalho.

Entretanto, nem sempre essas condutas são possíveis depois de você já ter conseguido um trabalho. Para de fato conseguir um emprego dos sonhos, antes é necessário pensar sobre o que traz felicidade e satisfação na seara profissional.

Continue lendo o artigo para descobrir como entender qual o seu emprego dos sonhos e o que fazer para consegui-lo.

Neste artigo você vai conferir:

Como descobrir qual é o meu emprego dos sonhos?
Veja 4 dicas para alcançá-lo
Em busca do emprego dos sonhos: capriche no currículo
Como responder essa questão na entrevista de emprego?
Conclusão

Homem e mulher sorrindo enquanto trabalham em frente aos seus computadores.

Como descobrir qual é o meu emprego dos sonhos?

O emprego dos sonhos tem características que variam de pessoa para pessoa, pois cada um vai ter seus próprios conceitos e concepções de vida que vão definir essa posição.

Para alguns, o emprego dos sonhos vai ser o de degustador de chocolates, para outros vai ser o de executivo de negócios em uma empresa multinacional.

Portanto, o autoconhecimento é o primeiro passo para entender qual é o seu objetivo no que diz respeito à sua carreira, já que você precisa ter clareza sobre os seus próprios gostos para chegar a tal definição.

Você precisa entender, por exemplo, o que são as suas prioridades: trabalhar com o que ama ou ser bem remunerado? Ter um contrato fixo de trabalho ou ser autônomo? Ter uma função cujas atribuições você tem familiaridade ou estar em uma empresa bem-conceituada no ramo em que atua?

Por vezes é possível encontrar posições que tenham todos esses requisitos, mas é importante ter em mente qual o seu real objetivo, caso precise escolher entre uma oportunidade ou outra.

Olhe para você mesmo e fique atento aos sinais: você está mais feliz e satisfeito quando trabalha com o que? Quando desenvolve qual atividade?

Também preste atenção na sua personalidade: se você é uma pessoa muito agitada, dificilmente seria feliz em profissões muito monótonas, certo? O ideal, para esse perfil, é encontrar posições mais dinâmicas e flexíveis.

Veja 4 dicas para alcançá-lo

Se você já tem clareza sobre todas as suas prioridades no quesito profissional e também já conhece o seu perfil, suas características e competências, então certamente já sabe qual é o seu emprego dos sonhos.

Para alcançar o cargo tão sonhado, separamos essas 4 dicas que podem ajudá-lo a cumprir com esse objetivo. Confira:

1. Formação e qualificação profissional 👨‍🎓

Qualificação profissional é a primeira etapa que você deve buscar, já que a maioria das oportunidades de trabalho hoje exigem algum tipo de formação, seja em nível técnico ou especialização.

Quanto mais qualificado você for na área em que deseja atuar, mais chances terá de alcançar o famigerado emprego.

Se você já possuir um diploma de graduação, é possível encontrar um curso de pós-graduação voltado para um aspecto em específico e se tornar um especialista em determinado assunto.

Além disso, opte por universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que possua um corpo docente qualificado e que tenha uma grade curricular condizente com os seus objetivos profissionais.

2. Networking 📣

Ter uma rede de contatos é fundamental, sobretudo para quem está começando. Se aproximar de colegas e professores, por exemplo, pode abrir portar para você no futuro: em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma indicação vale ouro!

Essas relações, no entanto, não são feitas só de interesse. Valorize a amizade e os aprendizados que essas pessoas têm a oferecer e contribua com elas da mesma forma.

O mercado de trabalho é feito de pessoas e ter um bom relacionamento interpessoal pode ser, inclusive, um diferencial importante na hora de conquistar a vaga que você tanto procura.

3. Habilidades e oportunidades no mercado de trabalho 💡

Esteja atento para as habilidades profissionais mais requisitadas por recrutadores.

Se a área em que você pretende atuar demanda por profissionais criativos e inovadores, por exemplo, procure por cursos complementares ou disciplinas eletivas que podem ajudá-lo a se desenvolver nesse sentido.

A comunicação é uma das competências requeridas em muitas vagas, independentemente da área de atuação. Então investir em cursos de oratória podem ser um bom diferencial.

Outro ponto importante é estar aberto a novos cargos e profissões que podem surgir no futuro do mercado de trabalho. Assim você poderá estar preparado para boas oportunidades de desenvolvimento e de carreira.

4. Proatividade ✍

Ser proativo é uma qualidade não só para o ambiente profissional, mas para a vida. O emprego dos sonhos não vai cair no seu colo assim, inesperadamente.

Conquistar a posição que você deseja depende de um empenho seu, seja por estar sempre buscando novos conhecimentos e se qualificando, seja por buscar ativamente por vagas ou por estar sempre engajado em manter a sua rede de contatos.

Muitas vezes as conquistas por boas oportunidades são fruto de anos de dedicação. Então não desanime!

Duas mulheres analisando o currículo de um candidato.

Em busca do emprego dos sonhos: capriche no currículo

Antes de, de fato, conquistar o seu emprego dos sonhos, você deverá passar por um processo seletivo e ser escolhido dentre os outros candidatos, correto?

Então não dá para perder essa oportunidade por um currículo mal construído.

Muitas empresas de recrutamento utilizam softwares para filtrar os currículos por palavras-chave, então na descrição da formação e experiência profissional seja claro e objetivo.

Se possível, faça relação entre as funções que você já exerceu com as atribuições da vaga em que você se candidatou. As vezes a escolha por uma palavra faz toda a diferença!

Também seja sincero em relação as suas competências pessoais, profissionais e técnicas, para evitar frustrações por parte do entrevistador.

Duas mulheres sorriem enquanto conduzem uma entrevista de emprego.

Como responder essa questão na entrevista de emprego?

Além da elaboração de um bom currículo, você também precisar ter um desempenho satisfatório na entrevista. E, durante a ocasião, pode surgir a pergunta: qual o seu emprego dos sonhos?

Para não travar e nem parecer muito emocionado com a oportunidade (os extremos nunca pegam bem), veja essas dicas que listamos aqui para auxiliá-lo na hora de formular uma resposta:

🔵 Leve em consideração suas habilidades e principais interesses

Pense sobre os seus pontos fortes e fracos e comece a resposta apontando as suas principais habilidades profissionais e interpessoais que vão de encontro com as atribuições da vaga para a qual você está se candidatando.

Além disso, demonstre o quanto você pode aprimorar essas competências a partir da experiência de trabalho oferecida.

Como mencionamos anteriormente, o seu emprego dos sonhos pode não ser um cargo específico, mas um perfil de responsabilidades que você gostaria de ter dentro da empresa, por exemplo.

Por isso, fale sobre os seus interesses e objetivos profissionais – só tome cuidado para não parecer muito ambicioso.

🔵 Explicite os seus valores éticos e morais

Se você está concorrendo a uma vaga que condiz com o estilo de emprego que você tanto almeja, certamente há conexões entre a cultura da empresa e o que você acredita.

Portanto, na resposta, deixe transparecer os seus valores e o quanto eles estão em sintonia com o perfil profissional procurado pela organização.

🔵 Faça uma conexão com a vaga pretendida

Não force a barra, mas sempre que possível, faça relação entre as suas experiências, suas habilidades e seus interesses com as atribuições e o perfil profissional elencado na vaga em questão.

Além disso, evite usar adjetivos demais, sempre priorize dar exemplos mais práticos do que você está querendo dizer. Assim o recrutador vai entender de forma mais clara as suas habilidades e perfil profissional.

🔵 Responda de forma criativa e objetiva

Como uma forma de se diferenciar dos outros candidatos que estão concorrendo a mesma vaga que você, busque ser criativo nas suas respostas e fuja do senso comum. Mas também tome cuidado para não ficar divagando!

Por exemplo, se você está concorrendo a vaga de Gerente Comercial, pode falar o quanto você gosta de pensar em estratégias para o sucesso e faturamento de empresas e de trabalhar em equipe.

Nesse caso você também pode comentar o quanto é competitivo e que, por isso, se sente motivado e incentivado quando existem metas a serem batidas.

Conclusão

Neste artigo você conferiu como é possível definir e alcançar um emprego dos sonhos, de modo que as suas expectativas pessoais e profissionais possam se encontrar.

A infelicidade no trabalho é algo recorrente em diferentes áreas de atuação, como mostram pesquisas recentes apresentadas no início do artigo. Mas, para encontrar a felicidade na sua carreira, basta você definir as suas prioridades e objetivos profissionais.

Ao passo em que você conhece suas competências e interesses, fica mais fácil construir experiências e alcançar o tão almejado emprego dos sonhos.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog EAD PUC Goiás para ler mais artigos sobre educação e mercado de trabalho.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT