Ensino Superior

Como são os cursos semipresenciais?

EAD PUC GOIÁS   |    | 3 min de leitura

Tag: Ensino Superior

É muito comum que pessoas deixem de lado o sonho de fazer um curso superior pelo receio de não conseguirem assistir as aulas e acompanhar a rotina acadêmica.

Por conta desse tipo de situação, o ensino superior tem buscado adaptar-se às necessidades e realidades de estudantes de todo o Brasil. E uma das modalidades que mais cresce entre os alunos é a semipresencial.

O que é o Ensino Semipresencial?

Imagine que você possa ir à faculdade uma ou duas vezes por semana apenas, com a possibilidade de estudar o restante dos conteúdos em casa ou onde você quiser, de forma on-line. É assim que funciona um curso semipresencial. E esse é um dos fatores que tem levado milhares de pessoas a optarem por um ensino híbrido.

Neste formato, o aluno tem acesso a todo o conteúdo teórico através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nesse espaço on-line que ficam as leituras recomendadas, dicas e demais materiais necessários para o estudo a distância. Já nos encontros presenciais, é quando os professores tiram as dúvidas do que foi estudado em casa, além de apresentarem as disciplinas e atividades práticas.

A possibilidade de unir a comodidade do EAD - que permite estudar a partir de qualquer lugar com acesso à internet, com a qualidade do presencial, é apontada como um diferencial positivo do semipresencial.

Vantagens do Semipresencial

A flexibilidade de um aluno que estuda boa parte dos conteúdos de forma on-line é vista como uma vantagem, pois dá a chance àquele aluno que não teria como estudar por conta dos horários, de fazer uma graduação respeitando sua rotina, sem ter que abrir mão do trabalho ou de outras atividades importantes.

Em contrapartida, o estudante participa de encontros frequentes com professores e colegas, tendo assim a oportunidade de trocas de conhecimentos ao vivo, como acontece no presencial.

Outro ponto de destaque para quem opta por uma graduação semipresencial está na economia, uma vez que os cursos presenciais têm mensalidades mais caras. Um estudante que não tem a necessidade de ir diariamente à universidade economiza também no transporte e na alimentação.

Quem faz uma graduação a distância ou semipresencial desenvolve, ao natural, a habilidade de concentração e disciplina, o que é visto com bons olhos por muitos recrutadores. Isso ocorre pela necessidade que o estudante tem de aprender a partir dos materiais indicados no ambiente de aprendizagem.

Diploma Reconhecido

Dentre os mitos que ainda existem sobre cursos EAD e semipresenciais, talvez o que mais gere medo é em relação ao diploma. Se você também é desses, fique tranquilo, pois atualmente no Brasil já não há mais diferenciação entre os diplomas de cursos presenciais, semipresenciais ou EAD. O que conta, nesses casos, é se a instituição de ensino tem o reconhecimento do MEC. Se você ainda está em dúvida sobre onde vai estudar, basta pesquisar no site do Ministério da Educação e verificar se a instituição é reconhecida.

Quem escolhe fazer uma graduação semipresencial na PUC Goiás tem a certeza de estar em uma universidade de tradição, referência em ensino superior, com reconhecimento do MEC.

Atualmente, os cursos semipresenciais disponíveis na PUC são: Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Um diploma universitário abre inúmeras possibilidades na sua vida. Então se você acha que chegou a hora de dar início a uma carreira de sucesso, conheça os cursos superiores da PUC Goiás e comece a estudar logo.

>>> Políticas educacionais: qual a importância?