Currículo com foto é um tema controverso do mercado de trabalho. Afinal, não existe consenso entre os recrutadores e especialistas de RH sobre o assunto. 

Enquanto alguns recrutadores veem benefícios em conhecer a imagem do candidato para o processo seletivo, outros identificam essa prática como uma forma de tirar vantagem por parte do candidato. 

Ou seja, não existe regra sobre a foto no currículo. Contudo, é possível identificar quando a foto pode ou não ser importante para um processo seletivo

Pensando nisso, o EAD PUC Goiás preparou um conteúdo especial sobre currículo com foto, buscando esclarecer definitivamente todas as questões sobre o assunto. 

Fique conosco e tire todas as suas dúvidas!

Confira:
Afinal, quando incluir foto no currículo?
Quais são as vantagens e desvantagens de fazer um currículo com foto?
Como escolher a foto para o currículo?
Existe alguma área em que a foto no currículo é importante?
Conclusão

curriculo-com-foto - homem segurando currículo

Afinal, quando incluir foto no currículo?

Conforme mencionamos no começo do texto, não existe certo ou errado quando falamos de currículo com foto. O que é preciso saber é quando a foto é ou não importante para o processo seletivo em questão. 

Para saber se é preciso ou não incluir foto no currículo, o primeiro passo é observar atentamente a descrição da vaga que você está se candidatando.

Se na descrição da vaga for solicitado currículo com foto, não resta dúvida, uma imagem sua deve ser incluída no documento. 

Caso isso não seja mencionado, vale se perguntar: a aparência faz alguma diferença para essa oportunidade de trabalho?

Em vagas para promotores de eventos, modelos e atores, por exemplo, a imagem do candidato realmente tem um peso no processo seletivo, assim como as habilidades profissionais. 

Contudo, se esse não for o seu caso, o melhor é não incluir uma foto no currículo.

Resumindo, vale enviar um currículo com foto apenas quando a descrição da vaga requisitar, ou quando a aparência for realmente importante para o processo seletivo. Caso contrário, o melhor é enviar o documento sem foto.

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer um currículo com foto?

No tópico acima, explicamos quando incluir ou não foto no currículo. Agora, vamos falar mais sobre as vantagens e desvantagens de anexar uma imagem sua a esse documento. Confira:

Vantagens

  • Falando em design, um currículo com foto pode ficar visualmente mais harmonioso e oferecer uma quebra no texto que compõe o arquivo. 
  • A foto no currículo pode facilitar a rotina dos recrutadores, ficando mais fácil associar o nome do candidato à sua imagem. 
  • Para as vagas em que a foto é uma exigência, uma imagem bem enquadrada e que passa simpatia e confiança pode impactar positivamente os recrutadores. 

Desvantagens

  • Muitas vezes, colocar foto no currículo pode ser interpretado pelos recrutadores como uma forma de tirar vantagem frente aos outros concorrentes. Como se sua aparência fosse uma vantagem competitiva e tivesse o mesmo peso que suas habilidades. Na grande maioria das vezes, os recrutadores querem fazer uma seleção baseada apenas na formação e na qualificação técnica do profissional. Assim, a foto se torna desnecessária e pode ser interpretada negativamente. 
  • Além disso, se a foto não for uma exigência do processo seletivo, inseri-la no documento pode ser um sinal de que a pessoa não interpretou direito as regras, o que pode prejudicá-la na seleção. 
  • Uma foto mal feita ou muito informal pode passar uma ideia errada do profissional para os recrutadores, podendo comprometer o currículo como um todo.

Como escolher a foto para o currículo?

Se você chegou até aqui e concluiu que o seu currículo vai precisar de uma foto, confira algumas dicas para escolher a melhor imagem:

Prefira fotos mais formais

Por mais agradável que sua aparência possa estar na foto que você usa em seu perfil do Facebook ou do Instagram, utilizar a mesma imagem das redes sociais no currículo pode não ser a melhor escolha. 

O currículo é um documento formal, sendo o primeiro contato dos recrutadores com o candidato. 

Dessa forma, é importante passar uma imagem de confiança e simpatia, que reflita o profissional que você é. 

Logo, o ideal é evitar fotos em situações informais, como na praia, em festas ou em um churrasco.

Vale dar uma atenção especial também à roupa que você está usando: decotes, camiseta regata ou de alcinha devem ser evitados.

É interessante também evitar fotos usando bonés, óculos escuros e fotos recortadas, que possam dificultar a visualização do seu rosto.

O melhor é produzir uma foto exclusivamente para o seu currículo. 

Dê atenção ao cenário

O cenário também é parte importante da foto. Apostar em fundo neutro é sempre uma boa opção. Afinal, o objetivo é que o recrutador foque no seu rosto e não no que o cerca. 

Em relação ao enquadramento da foto, uma imagem do ombro para cima é o suficiente. Assim, você garante que a atenção vai estar voltada exclusivamente para você e não para outros elementos que podem estar presentes. 

Preste atenção aos detalhes

Você já ouviu aquela frase que diz que os detalhes fazem a diferença? Para o currículo, essa premissa também é válida. 

Os detalhes podem fazer toda a diferença quando o assunto é currículo com foto.

O objetivo da sua foto é mostrar que você é um profissional confiável e capacitado para a vaga que está concorrendo. 

Nesse sentido, evite acessórios como piercing, bijuterias em excesso, além de maquiagem carregada ou barba mal aparada. Menos é mais na foto do currículo. 

vantagens -desvantagens-curriculo-com-foto - homem em entrevista de emprego

Existe alguma área em que a foto no currículo é importante?

Existem algumas áreas em que a foto pode ser importante para o processo seletivo mesmo que não tenha sido exigida na descrição da vaga. 

Normalmente, em cargos relacionados aos ramos da beleza ou de eventos, por exemplo, a aparência costuma ter um peso importante no processo seletivo. Dessa forma, cabe anexar uma imagem mesmo que não tenha sido requisitada. 

Abaixo, elencamos algumas áreas em que o currículo com foto pode ser a melhor opção: 

  • teatro e cinema (para atores e atrizes);
  • recepção e promoção de eventos;
  • modelo fotográfico;
  • jornalismo (principalmente para apresentação em TV ou em vídeos de internet).

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre a foto no currículo, procurando esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Conforme mencionamos ao longo do texto, não existe regra ou consenso sobre o currículo com foto. Cabe ao profissional ponderar e avaliar se a aparência é um diferencial para a vaga que está se candidatando ou não. 

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir mais dicas sobre o mercado de trabalho, confira abaixo a seleção de textos que fizemos:

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT