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Você já ouviu falar sobre comunicação institucional ou corporativa? Se ainda não, chegou o momento de descobrir.

Este conteúdo também é perfeito para você que está pensando em seguir carreira nessa área, que é tão importante nos dias atuais para as empresas.

Quer ver só?

Uma pesquisa da Accenture Strategy, denominada “Global Consumer Pulse”, revelou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que se posicionam e são transparentes com seus valores.

E sabe qual é o setor responsável por fazer isso? Acertou quem respondeu que é a comunicação institucional. 

Então, para saber mais sobre essa atividade e o curso que forma profissionais especializados nela, é só avançar no texto.

Boa leitura!

O que é comunicação institucional?
O que faz o profissional de comunicação institucional?
Por que a comunicação institucional é importante para as empresas?
Dicas para garantir uma comunicação institucional de sucesso na empresa
Como trabalhar com comunicação institucional?
Quais são as áreas de atuação em comunicação institucional?
Onde o profissional de comunicação institucional pode trabalhar?
Como é o mercado de trabalho em comunicação institucional?
Onde estudar comunicação institucional?
Conclusão

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O que é comunicação institucional?

A comunicação institucional é a área responsável por zelar pela imagem e reputação de uma empresa.

De modo a estabelecer ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (funcionários) ou externos (clientes, acionistas, fornecedores, comunidade, imprensa e etc).

Comunicação institucional e mercadológica

A comunicação institucional, por representar os interesses e a filosofia organizacional de uma empresa, tem caráter muito mais informativo e social.

Ela faz parte da gestão corporativa e, por essa razão, tem o intuito de criar e fortalecer a identidade de uma marca.

Por outro lado, a comunicação mercadológica, como o nome já sugere, é voltada para o mercado. 

Dessa forma, tem viés mais persuasivo e, muitas vezes, agressivo, procurando atrair e convencer o público a consumir os produtos ou serviços de uma marca.

Embora existam diferenças significativas entre elas, tanto a comunicação institucional quanto a mercadológica podem se apropriar dos mesmos canais e ferramentas. 

Qual a diferença entre comunicação publicitária e institucional?

Assim como a mercadológica, a comunicação publicitária tem foco em vendas.

O objetivo da publicidade é chamar a atenção do público e converter. Ou seja, levar o cliente a tomar uma ação.

A comunicação publicitária é caracterizada, dessa forma, por uma tentativa de influenciar a opinião da clientela.

E, como vimos, a comunicação institucional procura refletir a filosofia organizacional de uma forma mais neutra.

O que faz o profissional de comunicação institucional?

Ao contrário do que muita gente pensa, a atuação do profissional de comunicação institucional não se limita a comunicar e informar apenas o que a empresa faz, embora essa seja uma atividade trivial.

No entanto, o trabalho é muito mais tático, uma vez que as diretrizes de comunicação devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio.

Sendo assim, além da elaboração de comunicados para os funcionários e outros públicos de relacionamento, o profissional de comunicação institucional também é responsável por desenvolver ações que fortaleçam a imagem da empresa.

É ele também quem zela pelo relacionamento com a imprensa e promove treinamentos internos com os porta-vozes da organização.

Para quem não sabe, porta-vozes são as pessoas autorizadas a falar em nome da empresa.

O profissional de comunicação institucional pode ainda ser responsável por jornais, revistas e boletins corporativos.

Além de tudo isso, esse especialista é apto a atuar com a gestão de crises, como ao contornar incidentes que possam prejudicar a reputação da empresa.

Por fim, vale dizer que, em muitas organizações, é ele quem cuida de iniciativas de responsabilidade socioambiental.

Por que a comunicação institucional é importante para as empresas?

Uma empresa, assim como uma pessoa, tem propósito, personalidade e voz.

E, dessa forma, é extremamente necessário que exista singularidade nas mensagens, troca de informações e ações.

O papel da comunicação institucional é transmitir para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organização é e faz.

Com isso, diversos benefícios podem ser notados, como a proximidade com os clientes, a melhora no clima organizacional, a produtividade, o cumprimento de metas e o alcance de resultados.

Dicas para garantir uma comunicação institucional de sucesso na empresa

Agora que você já sabe o que é e para que serve a comunicação institucional, é hora de descobrir como colocá-la em prática na sua empresa.

Vamos às dicas:

Saiba a missão, a visão e os valores da empresa

Toda e qualquer empresa, ainda que seja baseada em modelos de negócios já existentes, é criada com um propósito e possui características próprias.

E, para que haja sucesso na atividade, é preciso definir algumas metas e princípios. 

A partir disso, surgem a missão, a visão e os valores, que são mais do que um simples texto em quadro fixado na parede. 

Esse trio deve representar a filosofia da empresa e fundamentar toda a estratégia de atuação.

Conheça o público com quem precisa se comunicar

Além de respeitar a missão, a visão e os valores da empresa, é preciso conhecer o público com o qual a marca quer e deve se comunicar.

Faça uma relação de todos os grupos de relacionamento e identifique as características dele, bem como as expectativas em relação à sua organização.

Faça um planejamento para o ano todo

A comunicação não é feita de uma ação só ou de um comunicado apenas. Ela precisa ser consistente e contínua. 

Por isso, você deve criar um planejamento com todas as iniciativas que serão adotadas ao longo de um ano.

É possível ainda definir um foco de comunicação para o período, de acordo com os objetivos de negócio atuais.

Tenha foco no relacionamento com seus públicos

De nada adianta promover uma série de ações e comunicações que não conversam e muito menos engajam seu público.

Lembre-se sempre de tê-lo no centro de tudo. Só assim o trabalho terá bons resultados.

Promova a satisfação e engajamento do público interno

Por fim, vai uma dica para você fugir de um grande equívoco, que é se esquecer do seu público interno.

Antes de qualquer outro grupo, os seus funcionários precisam estar alinhados às diretrizes da empresa e atualizados quanto ao andamento do negócio.

O público interno, além de ser responsável por buscar os resultados que foram traçados, também é um advogado da sua marca.

Como trabalhar com comunicação institucional?

Para que o profissional seja capaz de atender a todas as demandas da área e enfrentar os desafios da carreira, é preciso ter conhecimento sobre comunicação.

Dessa forma, o aluno se torna capacitado a planejar, implementar e gerenciar a política de comunicação de diferentes organizações.

Qual o perfil do profissional desta área?

Pelas demandas que surgem ao profissional de comunicação institucional, algumas características são importantes para o desenvolvimento do trabalho.

Duas delas são tão evidentes que saltam à vista, como a capacidade de comunicação e o bom relacionamento interpessoal.

Afinal, o profissional é responsável por lidar com os públicos de relacionamento da empresa em que atua, além de transmitir mensagens alinhadas aos objetivos corporativos.

Outro atributo que soma pontos a favor é a habilidade de negociação, uma vez que ela será extremamente exigida em situações de crise.

Além dessas, outras competências que fazem parte do perfil do especialista em comunicação institucional são: liderança, organização e visão estratégica.

Quais são as áreas de atuação em comunicação institucional?

A área de comunicação institucional pode ser dividida, basicamente, em duas subáreas:

  • Comunicação interna: direcionada ao público interno da organização, como os funcionários.
  • Comunicação externa: voltada para os agentes externos da empresa, como fornecedores, clientes e imprensa.

Nelas, o profissional de comunicação institucional pode trabalhar com produção de conteúdo, organização de eventos e projetos diversos de comunicação, ou ainda ser responsável pelas relações com a imprensa e órgãos públicos.

Onde o profissional de comunicação institucional pode trabalhar?

Além das áreas já citadas, o profissional de comunicação institucional é requisitado em empresas de diferentes segmentos.

Sejam elas públicas ou privadas, e até mesmo em organizações não governamentais, a atuação desse profissional é essencial. 

O comunicador pode ainda se especializar em determinado setor, visto que os conhecimentos sobre determinada atividade podem ajudar na realização do trabalho.

Quais são as principais habilidades do graduado em comunicação institucional?

Após concluir o curso de Comunicação Institucional, o graduado está preparado para assessorar empresas e instituições em seus processos comunicativos internos e externos.

Entre as principais habilidades, estão a de suportar diferentes mídias e técnicas de comunicação, além de dominar as estratégias por trás das ações e iniciativas.

Como é o mercado de trabalho em comunicação institucional?

Se você está pensando em fazer o curso de Comunicação Institucional, saiba que o mercado de trabalho é bastante favorável para profissionais da área.

O motivo é que muitas empresas e instituições têm percebido, cada vez mais, a importância de ter uma boa capacidade de comunicação entre o seu público e a sociedade de maneira geral.

Áreas relacionadas com Comunicação Institucional

Por se tratar de uma área que envolve a comunicação e o relacionamento com diversos públicos, a comunicação institucional está diretamente ligada com o setor de relações públicas.

Também é bastante próxima de assessoria de imprensa e do marketing. 

Aliás, em algumas organizações, a área pode levar o nome de Marketing Institucional ou Marketing Corporativo.

Onde estudar comunicação institucional?

Muitos profissionais que atuam com comunicação institucional são formados em cursos da área da comunicação social, como jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas.

No entanto, também existem profissionais da área formados em marketing.

Por isso, queremos aproveitar este espaço para apresentar para você o Tecnólogo em Marketing EAD que oferecemos aqui na PUC Goiás.

Este é um curso que prepara você par atuar com estratégias de comunicação e possibilita que você trabalhe com comunicação institucional.

O curso dura 4 semestres, o equivalente a dois anos, e você terá uma miríade de disciplinas, desde planejamento estratégico até comunicação integrada.

Conheça o Tecnólogo em Marketing EAD da PUC Goiás neste link.

Educação presencial x educação a distância (EAD)

E se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade de um curso a distância, este receio acaba agora.

A única diferença da educação a distância com a educação presencial é a dinâmica das aulas.

Enquanto em uma as atividades são realizadas em sala, na outra, existe flexibilidade para estudar em qualquer lugar.

As duas modalidades têm o mesmo peso do diploma. Aliás, no documento, não é descrito o formato do curso.

A EAD ainda tem uma vantagem com relação a preço. Por não exigir uma infraestrutura física completa, as mensalidades são muito mais acessíveis.

Conclusão

Preparado para dar um grande passo na sua carreira e contribuir com o crescimento da sua empresa ou da organização em que atua?

Matricule-se no curso de Comunicação Institucional e seja um especialista nessa área. Saiba mais sobre a formação da PUC Goiás!

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