Ensino Superior

Como referenciar imagens na ABNT

EAD PUC GOIÁS   |    | 9 min de leitura
Saiba mais
Saiba mais

  Tag: Ensino Superior

Está escrevendo um artigo ou o seu TCC e não sabe como colocar as referências de uma figura? Então confira este conteúdo, vamos mostrar como referenciar imagens na ABNT.

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma instituição que visa formular e administrar normas técnicas que vão desde trabalhos acadêmicos até a indústria.

Ela é a responsável pela padronização de processos e apresentação de itens, o que inclui diversos aspectos dos trabalhos acadêmicos. 

A ABNT tem uma norma para espaçamento de texto, margens, tamanho de fontes, citações e, claro, figuras e tabelas. 

Neste conteúdo, você vai entender quais são as normas técnicas para isso e como referenciar imagens na ABNT no seu TCC ou artigo. 

Você vai conferir:

Regras da ABNT de apresentação de figuras
Preciso fazer a lista de imagens no meu TCC?
Inclusão de imagens nas referências bibliográficas

Baixe agora um modelo de currículo de estágio!

Regras da ABNT de apresentação de figuras 

As figuras aparecem no seu trabalho acadêmico quando você precisa ilustrar algo. E nesse sentido, elas podem ser ilustrações, fotografias, cenas de filmes, prints de websites, etc.

Existem algumas regras específicas sobre como a imagem precisa ser apresentada no miolo do trabalho. Confira: 

  • A figura deve ser inserida o mais próximo possível do texto que ela ajuda a ilustrar. Então, quando você descrever algo que será ilustrado pela imagem, coloque a figura abaixo ou acima deste parágrafo. 
  • Todas as imagens que você inserir no trabalho acadêmico precisam ter um título. Por isso, mesmo que você não saiba qual é o título da fotografia ou arte, por exemplo, precisa atribuir um título a ela. 
  • Se for uma montagem, você deve citar todas as fontes utilizadas 
  • Acima da imagem, você deve digitar sua tipologia (se é um desenho, um gráfico, uma figura ou um organograma), número de sequência (se é a figura 1, 2, 3, etc.) um travessão e o título da imagem. Um ponto de atenção é utilizar o travessão, e não o hífen ou a meia risca. 
  • Abaixo da imagem, você cita a fonte. Você pode citar apenas o nome do portal onde encontrou a figura ou o nome do autor da imagem, mesmo que a imagem seja de sua autoria. Se você fizer um compilado ou uma montagem, deve dizer que o autor é você, mas citar de onde vieram as imagens que formam a montagem ou compilado. 
  • A formatação dessas legendas deve ser a seguinte: espaçamento simples, texto centralizado e fonte no tamanho 10.

Vamos utilizar a imagem que ilustra este artigo como exemplo: 

Fotografia 1 — Homem escrevendo TCC no computador

Como referenciar imagens na ABNT

Fonte: Freepik

Preciso fazer a lista de imagens no meu TCC? 

A lista de imagens é um elemento pré-textual do seu trabalho acadêmico que funciona como um índice.

Se você colocou imagens ao longo do texto, ela é obrigatória. 

Para fazer a lista de imagens, você precisa localizá-la depois da página de resumo e antes do sumário. Nela, devem conter todas as imagens que você incluiu no trabalho. 

O título dessa listagem precisa ser “Lista de ilustrações” e deve estar escrito em letras maiúsculas, fonte Arial tamanho 14, em negrito e centralizado. 

É preciso deixar uma linha em branco abaixo do título com espaçamento de 1,5.

Para a listagem, a formatação é a seguinte: fonte Arial em tamanho 12 e espaçamento de 1,5. 

Na listagem, você deve fazer uma separação entre o que é figura, gráficos, quadros, etc. Para listar, você utiliza a seguinte ordem: número da ilustração, título e página onde ela aparece. 

Por exemplo:

LISTA DE ILUSTRAÇÕES 

 

FOTOGRAFIAS 

Fotografia 1 | Homem escrevendo TCC no computador | Página 8 

Fotografia 2 | Mulher entrevistando um professor | Página 12 

GRÁFICOS 

Gráfico 1 | Professores que fizeram mestrado | Página 15 

Inclusão de imagens nas referências bibliográficas 

Além de referenciar as imagens ao inseri-las ao longo do texto, também é essencial que você coloque as fontes dessas imagens na listagem de referências bibliográficas. 

Estas aparecem como elemento pós-textual, e listam todas as fontes consultadas pelo autor do texto para construir o conteúdo. 

E a maneira como você referencia uma imagem nas referências bibliográficas é bastante simples e parecida com as referências de artigos e livros.

Veja o modelo: 

ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome do autor. Nome da imagem. Ano. X imagem. Largura x altura pixels. Disponível em: link. Acesso em: data. 

Ou seja, você precisa dizer quem é o autor, qual é o nome da imagem e em qual ano foi criada. Precisa dizer a quantidade, o tamanho dela em pixels, o link onde ela se encontra e a data em que você acessou essa referência. 

Para exemplificar, vamos utilizar a imagem que ilustra este conteúdo: 

DROBOTDEAN. Foto recortada de homem jovem sério, sentado no escritório coworking. 2017. 1 fotografia. 900x600 pixels. Disponível em: https://bit.ly/3SQbpBN Acesso em: 10 de outubro de 2022. 

Percebeu como é simples? 

Agora que você já entendeu como referenciar imagens na ABNT e viu exemplos, guarde este artigo para consulta! 

Leia também:

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUC Goiás!

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT