Podem ser vários os motivos que levam você a se questionar como mudar de profissão. 

Talvez você tenha escolhido cedo demais, ou só levou a remuneração em consideração e hoje está insatisfeito, ou somente não está mais feliz com a sua área de atuação. 

Em qualquer um desses casos, mudar de profissão pode ser a solução.

Não é uma escolha fácil, especialmente porque envolve autoconhecimento, mas pode valer muito a pena. 

Por isso, para ajudar você a descobrir se chegou o seu momento e como mudar de profissão com tranquilidade, vamos falar sobre tudo o que envolve essa decisão.

New call-to-action

 

Você vai conferir: 

Requalificação: por que é importante na mudança de carreira 
Como saber que é a hora de mudar de profissão? 
Como escolher uma nova profissão? 
10 passos para mudar de profissão 
Conclusão 

Reskilling ou requalificação: por que é importante na hora de mudar de profissão 

A palavra “reskilling” pode ser traduzida como requalificação, que significa aprender novas habilidades e competências, algo que está fora do que você faz atualmente, para mudar de área de atuação no mercado de trabalho. 

Essa é uma atitude essencial para quem quer garantir seu espaço no mercado do futuro. 

Isso porque a ideia do reskilling está bastante ligada ao uso da tecnologia nas mais diversas profissões, mesmo aquelas que não estão 100% conectadas. 

Porém, se requalificar pode ser entendido como mais do que isso. Pode ser entendido como um esforço aplicado por quem quer mudar de profissão. 

Por isso, aplicar o reskilling pode ser parte importante na hora de mudar de profissão. 

Como saber que é a hora de mudar de carreira? 

O trabalho é algo que ocupa grande parte das nossas vidas, por isso, ter satisfação com o que fazemos é essencial para ter uma vida feliz. 

Temos que entender que o trabalho não precisa ser uma obrigação e, sim, uma atividade capaz de nos deixar felizes e orgulhosos.

Por isso, o primeiro sinal de que está na hora de mudar de carreira é a insatisfação com o que você faz. 

Porém, só a insatisfação com a sua atividade, ou área de atuação, não pode pesar o suficiente na sua decisão de mudar de profissão.

Isso porque, para ter uma transição tranquila e bem-sucedida, você precisa ter muitas certezas. 

Por isso, antes de tomar uma decisão, responda às seguintes perguntas: 

  • Qual é o motivo da sua insatisfação? É a empresa onde você trabalha, é a sua função ou é sua área de atuação? Essa é uma distinção importante porque se você não souber exatamente o que precisa mudar, a insatisfação pode permanecer.
  • Você pode exercer outra função sem precisar mudar de área? Se você notou que está insatisfeito com a função exercida, pode ser que apenas mudar de cargo dentro da mesma empresa e área seja a solução que você busca. 
  • Você tem como se sustentar durante a mudança de profissão? Esse é um aspecto muito importante porque mudar de profissão demanda tempo e dinheiro, e uma recolocação em uma nova área pode acabar baixando um pouco o seu estilo de vida. 
  • Você está disposto a alterar seu estilo de vida? Muitas vezes, uma recolocação em nova profissão pode levar você a cargos onde o seu estilo de vida pode ser alterado. Por exemplo, você pode ser gestor em uma área e se tornar assistente em outra. É algo que você está disposto a tolerar? Se não, isso pode acabar se tornando uma frustração logo. 
  • Você tem talento para a nova profissão? Para que a transição não seja frustrante, é importante você entender se tem o que é preciso para exercer a profissão que deseja. Nesse caso, é válido pedir a ajuda de amigos, familiares e, até, profissionais para entender as suas habilidades e em qual profissão pode aplicá-las. 
  • Como está o mercado da nova profissão que você escolheu? É importante conhecer o mercado da profissão que você quer migrar. Entender se é um mercado que tem oportunidades, se não está muito concorrido e se tem longevidade. 
  • Você consegue manter duas carreiras ao mesmo tempo? Essa é uma pergunta importante porque, enquanto está se requalificando para atuar na nova profissão, você ainda vai precisar se dedicar para a sua profissão de agora. E isso vai causar cansaço e pode levar ao desânimo. 
  • Você precisa se especializar para a nova profissão? É importante também saber qual tipo de aprendizado você vai ter que ter para atuar na nova profissão. Apenas com cursos você consegue mudar ou você vai precisar de uma pós? Na nova área, você pode atuar com os seus conhecimentos ou vai precisar voltar ao nível de graduação? 
  • Quais são as suas expectativas para a nova profissão? Esse é um cuidado essencial de se ter porque você pode estar sentindo necessidade de mudar apenas porque tem uma expectativa, e expectativas mal gerenciadas podem gerar muita frustração. 
  • Você está preparado mentalmente para o processo de transição? Mudar de profissão não é um processo fácil porque exige muito estudo e planejamento. É importante que você esteja ciente disso e preparado mentalmente para não desenvolver Burnout ou se frustrar antes mesmo da mudança em si.

como mudar de profissao - homem pensando em mudar de carreira

Como escolher uma nova profissão?  

Se você já entendeu que quer mudar de profissão, provavelmente já tem uma ideia de que área quer atuar. Porém, se você ainda não decidiu, temos algumas dicas. 

Antes de sair pensando em todas as áreas do conhecimento disponíveis, o ideal é descobrir qual delas é a mais indicada para você e para suas habilidades. 

Lembre-se de que um dos motivos de estar querendo mudar de profissão é sentir prazer no seu trabalho. Logo, fazer essa escolha levando suas competências e afinidades em conta é essencial. 

Por isso, você talvez queira contar com a ajuda de um teste vocacional neste momento. 

Ele é um instrumento que identifica a sua compatibilidade com as áreas de atuação disponíveis no mercado, além de indicar o que move você enquanto profissional.  

Ter consciência desses fatores facilita encontrar uma nova profissão sem que haja frustração. 

Existe uma idade limite para mudar de profissão? 

Acreditar que pessoas de 30, 40, 50 anos não podem mais mudar de profissão é uma das maiores crenças limitantes que existem. 

Isso porque impede quem quer tomar essa decisão de deixar uma área do conhecimento na qual não é mais feliz. Por isso, não existe idade certa, existe a disposição e vontade de que dê certo. 

Ao mesmo tempo, porém, é determinante que você não seja imprudente.

Mudar de profissão aos 20 é como mudar de profissão aos 50 anos, depende de planejamento, autoconhecimento, reservas financeiras e dedicação. 

Por isso, preste atenção às dicas que vamos dar no próximo tópico. 

Como mudar de profissão com 10 passos 

Agora que você já entendeu os fatores que estão envolvidos no processo, vamos falar sobre como mudar de profissão aplicando 10 passos práticos. 

Confira abaixo: 

1 Descubra quem você é e o que motiva você

Antes de mudar de profissão, e fazer isso com segurança, é preciso que você descubra quem você é, o que motiva você e quais são suas habilidades.

Isso garante não só uma transição tranquila, mas a garantia que você não vai querer mudar de profissão novamente no futuro porque descobriu que não era o que você queria fazer. 

2 Volte a estudar e invista no inglês

Um dos maiores desafios do processo de transição de carreira é provar que você tem os conhecimentos para exercer uma nova profissão.

Então, estude. Faça cursos, pratique inglês e matricule-se em uma pós-graduação. O importante é aprender. 

3 Monte um CV pensando na nova carreira

A intenção nunca é mentir no currículo, mas na hora de mudar de carreira, tente direcionar o que você já fez para as vagas da nova profissão.

Por exemplo, se você quer uma vaga em comunicação, mas trabalhava com administração, enalteça suas habilidades e tarefas de comunicação no CV. 

4 Crie networking, use o seu LinkedIn

Criar e nutrir uma rede de contatos é essencial para todos os profissionais, mas especialmente para aqueles que estão mudando de profissão.

Isso porque os seus contatos podem ajudar indicando oportunidades. 

5 Organize as suas finanças

Antes de se aventurar em uma nova profissão, tenha suas finanças organizadas para que o dinheiro não seja um fator de frustração para você.

Especialmente porque é provável que você migre para a nova profissão ganhando menos. 

6 Não descarte ser autônomo ou ganhar menos

É importante ter suas finanças organizadas para poder começar a nova profissão do zero, onde as oportunidades são maiores.

Tenha em mente que você nunca vai começar uma nova carreira sendo gestor, mas provavelmente comece como assistente ou freelancer. 

7 Converse com alguém que já mudou de carreira

Conversar com alguém que já passou por esse processo ajuda você a aprender com os erros e acertos dessa pessoa.

Além disso, é melhor ainda conversar com quem migrou para a profissão que você deseja, assim você se prepara para as peculiaridades da área. 

8 Elimine as crenças limitantes

Quando estiver no processo de mudança de profissão, a última coisa que você precisa é pensar que não vai conseguir.

Você precisa ter confiança na sua escolha e no seu planejamento. Tendo confiança e seguindo seu plano, o restante é a sua insegurança falando. 

9 Seja persistente, mas saiba a hora de trocar de estratégia

Como dissemos, mudar de profissão é um processo que vai exigir bastante de você. Por isso, é importante ser persistente e não desistir facilmente.

Ao mesmo tempo, é necessário identificar quando as coisas não estiverem dando certo e quando está na hora de mudar de estratégia.

Especialistas dizem que se você está cumprindo todos os passos e ainda não conseguiu mudar de profissão dentro de 1 ano, é melhor rever toda a estratégia. 

10 Se precisar, contrate um profissional

E se caso você percebeu que sua estratégia falhou e não sabe como recomeçar, considere contratar um profissional.

Existem consultores de carreira e headhunters especializados em transição de carreira, recolocação profissional e outplacement. 

Conclusão  

Chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido entender melhor tudo o que envolve uma mudança de carreira e como mudar de profissão com segurança. 

📖Leia também:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT