Quando a gente fala de faculdade e ensino superior, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o campus, a sala de aula, as experiências no laboratório, os trabalhos em grupo… certo?

Bem, tudo isso é importante para o processo de aprendizagem, mas se você está apostando em outras modalidades de ensino, pode estar se perguntando como funcionam as aulas EAD.

Imagine que existe uma possibilidade onde as mesmas coisas acontecem, só de que uma forma mais prática, com liberdade de horário e sem precisar se deslocar até a instituição de ensino superior.

As aulas em EAD são assim, incluem todo o necessário para seu aprendizado, só que aproveitando a tecnologia dos dias de hoje. E é exatamente isso que viemos mostrar pra você neste artigo.

Do que está feito o EAD?

O ensino a distância está pensado para proporcionar toda a carga de conhecimentos necessária para a formação de um profissional apto a desenvolver seu trabalho, mas otimizando o aprendizado por meio de ferramentas e soluções que deixam o processo mais dinâmico. Confira quais são:

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O AVA dá praticamente todo o suporte necessário para que as atividades acadêmicas se desenvolvam. Quando alguém se pergunta como funcionam as aulas EAD, pode estabelecer um paralelo sobre quando precisa de alguma informação e vai procurar na internet.

Vídeos, textos, infográficos, tudo isso ajuda a responder perguntas, certo? Isso acontece porque já aprendemos a aprender virtualmente. Já não dissociamos tanto o que se aprende em suportes físicos do que somos capazes de encontrar na internet.

O AVA organiza as informações do seu curso e é onde boa parte das atividades se desenvolve. Seja em relação aos conteúdos, avaliações, módulos ou mesmo debates, há espaços virtuais organizados especificamente para este fim.

Sobre as avaliações e outros recursos

Sobre as avaliações em si, algumas podem ser feitas de forma virtual, também no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Mesmo assim, o MEC (Ministério da Educação) orienta que um mínimo de 20% de toda a carga horária de um curso seja desenvolvida de forma presencial. Por isso, algumas atividades, inclusive provas, são feitas localmente.

Mas como nem tudo é aula ou exame, também o AVA proporciona experiências que reproduzem o que você viveria em um curso presencial. Por exemplo, há fóruns onde os alunos podem interagir entre si, criar tópicos, conversar com os professores e ter acesso a informações que ajudem em seu processo educacional.

Ainda há instituições que trabalham com tecnologias, como a realidade aumentada. Nesta, por meio do uso de um dispositivo visual como óculos, o aluno se vê imerso em um espaço virtual que simula qualquer ambiente que se deseje, seja um laboratório, um espaço urbano ou uma sala de aula.

Um dado importante sobre o ensino EAD é a densidade de conteúdos. O formato permite que mais informações sejam dispostas ao aluno e a teoria é sempre disponibilizada para os estudantes antes mesmo das aulas, para que já possam participar com uma base sólida sobre o assunto que será abordado.

Inscreva-se no nosso Blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT