As restrições às quais fomos submetidos após a pandemia do Covid-19 nos fizeram adaptar muitos dos nossos hábitos e obrigações.

De repente, a sala de casa virou escritório e o quarto, sala de aula.

O grande aprendizado disso tudo é que temos um alto poder de adaptação, e que é possível, sim, executar tarefas que antes eram presenciais de forma remota.

Especialmente nos estudos. Prova disso, é o crescimento constante da oferta de cursos superiores on-line.

Entretanto, a comodidade de estudar em casa exige organização, foco e disciplina.

Se você está pensando em começar uma faculdade EAD em breve, leia este texto até o final e descubra os benefícios e desvantagens de estudar de forma remota.

escrevendo

Como começar a estudar por conta própria?

Vamos voltar um pouco no tempo. Você lembra na época da escola quando um professor marcava uma prova e dizia quais conteúdos iam cair?

Provavelmente, você selecionava algumas horas por dia para se preparar para a prova. E o que era necessário para o estudo render bem e resultar numa boa nota?

Organização, foco e disciplina, não é mesmo?

Tenha disciplina

Voltando para os dias atuais, a analogia com o período escolar ainda é válida.

Isso porque lá atrás, você precisou encontrar um tempo para se preparar, estudar, fazer exercícios.

Quem quer estudar em casa hoje em dia passa pelo processo. Obviamente que a vida adulta vem acompanhada de uma série de compromissos – trabalho, rotina doméstica, familiar, momentos de laser, etc.

Mas o conceito é o mesmo, e, para que você comece a estudar em casa, é indicado levar em conta como estão os seus horários, e ver se é possível encaixar uma nova atividade em seu dia a dia.

Se sim, ótimo! Agora, identifique qual o melhor horário para se dedicar ao estudo, que não comprometa seus compromissos profissionais.

A partir disso, é possível estabelecer uma agenda com quais os horários você destinará ao estudo.

Providencie um ambiente adequado

Para que o estudo em casa tenha resultado, é fundamental ter um espaço adaptado às suas necessidades. Não precisa ser um local grande, mas desde que permita você ter o material necessário à mão – computador, cadernos, livros, etc. Além disso, é importante que o espaço seja arejado, claro e silencioso.

É importante estar distante de distrações enquanto estuda. Entendemos que os grupos de WhatsApp são ótimos espaços para trocar ideias com os amigos, mas deixe-o para outro momento que não o em que está estudando.

Também é recomendado que o espaço destinado ao estudo não tenha circulação de pessoas nem televisão ligada. A ideia é que o estudante possa manter o foco, sem distrações.

Pense no Futuro

Uma rotina de estudos levada a sério acaba resultando numa série de renúncias. Talvez você terá que abrir mão de passear com amigos ou ver um filme para fazer um trabalho da faculdade ou estudar para uma prova, por exemplo.

Por isso é bom o estudante ter em mente que esse esforço será recompensado no futuro, com o diploma, que poderá resultar numa condição de vida melhor, no emprego dos sonhos.

Pensar no futuro ajuda também na motivação para os estudos. Adquirir conhecimento é um diferencial, não esqueça.

Vantagens e Desvantagens de estudar em casa

Antes de decidir estudar em casa, é importante saber que existem prós e contras nessa rotina.

Vantagens:

- Flexibilidade nos horários: embora seja importante ter uma rotina rígida nos estudos para alcançar melhores resultados, o estudante que faz uma faculdade a distância pode flexibilizar sua agenda. Se por ventura surgiu um compromisso de última hora num horário programado para o estudo, é possível compensar em outro momento, sem ganhar falta, como aconteceria no presencial.

- Economia: no caso de quem está fazendo uma graduação EAD, por exemplo, o custo das mensalidades cai consideravelmente num comparativo com cursos presenciais. Além disso, quem opta por estudar em casa evita custos de deslocamento, transporte e alimentação.

- Autonomia: quem aprende a estudar sozinho, desenvolve habilidades como a autonomia e controle do tempo, otimizando as horas dedicadas aos livros. Isso é bem visto por recrutadores dentro das empresas.

Desvantagens

- Falta de contato com professores e colegas: não podemos desconsiderar que o estudante que opta por fazer um curso a distância não tem contato diário com professores e colegas. Entretanto, é possível participar de webinars e grupos de aplicativos em que pode trocar experiências e tirar dúvidas.

- Exige bastante disciplina: como já dissemos, para estudar em casa, a pessoa precisa ter consciência que será seu próprio tutor nas aulas, e que isso exige muita concentração e disciplina. Se o seu perfil não reúne essas características, é possível sentir alguma dificuldade de adaptação.

estudante com computador

Como memorizar os estudos?

O processo de aprendizado em casa varia entre cada estudante, entretanto é possível fazer alguns exercícios que podem ajudar nesse processo. Confira algumas dicas:

- Brinque de ser seu próprio professor:

Talvez você possa achar estranho, mas falar em voz alta os tópicos principais de um conteúdo pode ajudar a fixar as informações. Um trabalho publicado em 2010 no “Journal of Experimental Psychology” indica que a produção oral tem impacto significativo sobre a retenção de informações. Faça perguntas para si mesmo, e as responda em voz alta.

- Use papel, lápis e caneta:

Muito embora o estudo atualmente esteja relacionado às novas tecnologias – computadores, tablets e smartphones, ainda é importante fazer anotações no papel.

Estudiosos de universidades norte-americanas garantem que o nível de concentração de quem escreve algo à mão é maior do que quando digitamos no computador.

- Grave áudios com o conteúdo:

Hoje em dia, os celulares têm gravadores de boa qualidade. Então use esse recurso para registrar os principais tópicos que que aprendeu. Só o próprio fato de ler em voz alta no celular já servirá de estímulo para seu cérebro fixar aquele conteúdo.

- Faça resumos

Ao final de uma aula ou leitura de livro, tente fazer um resumo das principais informações, escrevendo com lápis ou caneta no papel. A partir disso, tente ler o resumo e fazer conexões com aquilo que estudou anteriormente.

- Estude Feliz

Por último, mas não menos importante, entra o estado de espírito no qual você estará quando se dedica ao estudo. Estar feliz durante as aulas virtuais, vai ajudar na concentração e no desejo de aprender conteúdos novos. No final das contas, isso faz uma grande diferença no aprendizado.

Cursos a distância da PUC Goiás

A procura por cursos superiores a distância aumentou muito nos últimos anos, tanto que de acordo com o censo da educação superior apontou que o número de vagas em faculdades EAD superou as do presencial.

A flexibilidade e os custos reduzidos das mensalidades são apontados como os maiores benefícios de quem escolhe uma faculdade EAD.

Mas o estudante que estiver convencido a fazer uma graduação a distância precisa ficar atento quanto à instituição que vai escolher, especialmente se é reconhecida pelo MEC.

aluna-fazendo-um-relatorio

Como ingressar no EAD da PUC Goiás?

Existem diferentes maneiras de entrar em uma faculdade EAD a distância na PUC Goiás.

- Vestibular on-line: o candidato faz uma redação com tema escolhido pela instituição. Se aprovado, ainda pode ganhar uma bolsa de estudos.

- Ingresso via ENEM: neste caso, o candidato que apresentar o melhor desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio pode ganhar uma bolsa de até 100% no semestre.

- Uso do diploma de ensino superior: quem já tiver concluído um curso superior e quer fazer a segunda graduação, pode entrar no EAD da PUC apenas com o diploma, sem precisar fazer o vestibular on-line.

- Transferência: caso o estudante esteja fazendo uma graduação em outra instituição de ensino e queira concluir o curso na PUC Goiás, é possível fazer a transferência sem a necessidade de processo seletivo.

- Ex-aluno PUC Goiás: já em casos nos quais o estudante já se formou na PUC Goiás, e quer ingressar em um dos cursos EAD, também é possível fazer a matrícula sem a necessidade de vestibular.

Conclusão

O ensino a distância preenche a lacuna de pessoas que querem seguir estudando, mas não têm tempo ou condições de ir à universidade diariamente.

Mas ao contrário do que dizem alguns mitos, é possível ter um ensino de qualidade, mesmo estudando em casa. No entanto, isso depende do grau de envolvimento e dedicação do aluno.

E se você está interessado em começar uma faculdade EAD, que tal dar uma olhada nas opções disponíveis para ingressar na PUC Goiás?

Conheça nossos cursos comece sua jornada de estudos.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT