Está pensando em ser administradora ou administrador de empresas?
Essa é uma das profissões mais versáteis e flexíveis do mercado!
Você desenvolve habilidades e conhecimentos aplicáveis em qualquer setor da economia e pode trabalhar em diversas áreas no poder público, privado e até mesmo como autônomo!
Quer entender melhor a profissão? Contamos tudo sobre as atividades e cargos a seguir:
O que faz um administrador de empresas
Os cargos que um administrador de empresas pode ocupar
Quanto ganha um administrador de empresas
Onde trabalha um administrador de empresas
O Conselho Federal de Administração (CFA)
O Código de Ética do administrador de empresas
O que faz um administrador de empresas
O administrador de empresas é o profissional responsável por planejar, organizar, controlar, comandar e monitorar as atividades da organização ou setor. Essas funções da administração foram descritas por Jules Henri Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clássica da Administração.
Basicamente, o administrador realiza a gestão geral, desde o planejamento até a execução da estratégia, de alguma área. Sendo assim, ele organiza processos e gerencia os recursos da corporação de modo a evitar desperdícios de tempo e dinheiro.
Entre as suas tarefas da sua rotina, estão:
- Orientar a equipe;
- Criar metas e objetivos;
- Gerenciar processos;
- Cuidar da qualidade interna;
- Delegar tarefas;
- Controlar o financeiro;
- Resolver burocracias.
Os cargos que um administrador de empresas pode ocupar
Uma pessoa formada em Administração pode atuar em diversas áreas como gestor, coordenador, líder, gerente, supervisor, diretor ou qualquer outra posição de controle e organização.
Além da abrangência de posições, o administrador pode atuar em diversas áreas do mercado. Confira a seguir alguns cargos:
Gestor financeiro
É o profissional encarregado de gerenciar os recursos financeiros de uma organização. Ele pode fazer:
- Balanços financeiros;
- Controle de orçamentos;
- Planejamentos de gastos;
- Estudos de investimentos;
- Gerenciamento de custos.
Além disso, o administrador financeiro pode atuar como “braço direito” dos CEOs da empresa e auxiliar na tomada de decisões importantes relacionadas ao patrimônio da organização.
Gestor de marketing
Responsável por coordenar todas as ações de marketing da empresa. Sendo assim, ele fica responsável por acompanhar resultados, criar estratégias de divulgação, fazer estudo de mercado e público e cuidar do marketing online e offline no geral.
São essenciais para a empresa construir uma boa imagem no mercado, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Profissional de logística
É a pessoa capacitada para cuidar de todo o fluxo produtivo da empresa, desde a produção do produto até a entrega da mercadoria para o cliente final.
Sendo assim, ele otimiza processos, gerencia o estoque, acompanha a necessidade de compra, controla os recursos, entre outras atividades.
Gestor de processos
Falando em processos, há um profissional especializado exatamente nessa parte: o gestor de processos. Ele cria, monitora e planeja os processos de uma organização, seja na parte de projetos (pode receber também o nome de gestor de projetos), em algum setor específico ou até mesmo na empresa inteira.
Sua função é otimizar as etapas e direcionar os recursos necessários!
Foreign Trader ou profissional de comércio exterior
É o profissional que cuida das atividades da empresa no mercado exterior. Sendo assim, ele negocia com fornecedores internacionais, analisa o cenário internacional, define a logística de transporte, entre outras funções.
Em sua rotina, é necessário dominar outro idioma, como o inglês, para poder se relacionar com representantes de empresas estrangeiras.
Auditor
É aquele profissional que analisa e identifica atividades ilícitas, como sonegação fiscal, dentro de uma organização, bem como orienta as melhores práticas para a empresa se manter na lei. Ele é requerido, principalmente, em órgãos públicos.
Gestor de pessoas
O responsável pelos recursos humanos da empresa também pode ser um administrador de empresas, afinal, uma das suas funções é justamente a parte de direcionar.
Dessa forma, ele atua no recrutamento, seleção e orientação dos colaboradores da melhor forma, além de também resolver conflitos, definir cargos e aplicar advertências/demissões.
Quanto ganha um administrador de empresas
Segundo o site Salário.com.br, em 2023, a faixa salarial de um administrador de empresas varia de R$ 3.400,00 até R$10.353, sendo R$ 4.307,17 a média.
Contudo, a remuneração depende do cargo que o profissional ocupa. Por exemplo, o último concurso de auditor fiscal aprovado pela Receita Federal em 2022 oferece uma remuneração inicial de R$ 21.029,09 e chega a alcançar R$30.303,62 no topo da carreira.
Além disso, se o seu plano é administrar uma empresa própria ou familiar no futuro, os limites dependerão apenas do faturamento do negócio.
Onde trabalha um administrador de empresas
Uma administradora ou administrador de empresa pode atuar em qualquer organização pública ou privada, incluindo:
- Indústrias;
- Restaurantes;
- Clínicas;
- Hospitais;
- Hotéis;
- Supermercados;
- Instituições de ensino;
- Instituições financeiras;
- Startups.
O Conselho Federal de Administração (CFA)
Criado em 1966, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão responsável por regular a profissão de administrador de empresas. Entre as suas funções, estão:
- Orientar o exercício da profissão;
- Tirar dúvidas dos Conselhos Regionais;
- Julgar penalidades dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), em última instância;
- Votar e alterar o Código de Ética Profissional dos Administradores;
- Promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do país.
Segundo seu acórdão, seu objetivo é:
“Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do País”
Por sua vez, os Conselhos Regionais ficam encarregados de seguir as diretrizes do Conselho Federal, fiscalizar o exercício da profissão, disponibilizar o registro de Administrador, expedir carteiras e julgar infrações.
Ao todo, são 27 Conselhos Regionais de Administração.
O Código de Ética do administrador de empresas
Todos os administradores de empresas precisam seguir o Código de Ética dos Profissionais de Administração, previsto na Lei nº 4.769.
Nesse Código, estão listadas todas as diretrizes e regras do profissional, assim como as infrações disciplinares em caso de má-conduta. Segundo o regulamento:
“O exercício da atividade dos Profissionais de Administração implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, a sociedade e a sustentabilidade das organizações, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.”
Para ler o restante, acesse a resolução normativa.
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