Você deseja conquistar um cargo público? Então, conheça o plano de carreira em linha!

Assim como os profissionais do setor privado, os servidores públicos também têm acesso a uma progressão de sua profissão, podendo conquistar tanto cargos mais elevados, como também melhores remunerações.

Para controlar essa evolução, grande parte das instituições utilizam o plano de carreira em linha. Continue lendo para entender melhor como ele funciona:

O que é o plano de carreira em linha?
Outros tipos de plano de carreira
Quais são as vantagens do plano de carreira em linha?
Como funciona o plano de carreira em linha no serviço público?
Progrida na sua carreira com os cursos do EAD PUC Goiás!

New call-to-action

O que é o plano de carreira em linha?

O plano de carreira em linha possibilita o crescimento hierárquico do profissional, dentro da mesma área e foco, através de uma ordem crescente — normalmente determinada com base no tempo de atuação daquela pessoa.

Bastante comum em cargos públicos e militares, o plano de carreira em linha também tem como característica a rigidez, tanto em relação aos seus critérios de crescimento como na posição dos cargos e salários.

Outros tipos de plano de carreira

Além do plano de carreira em linha, as empresas também podem optar por outras estratégias de progressão profissional para os colaboradores. Conheça as principais abaixo:

Horizontal

Em empresas que não possuem divisão de cargos em níveis hierárquicos, é possível aplicar o plano de carreira em horizontal. Neste sistema, o colaborador conquista posições diferentes, com melhores salários, conforme o aumento do seu nível de performance ou resultados.

Paralela

Nesse modelo, os colaboradores com capacidade de conquistarem cargos de liderança caminham por um ramo hierárquico diferente dos demais. Um exemplo clássico são os trainees, que, inclusive, recebem a oportunidade de atingir a liderança desde o seu recrutamento para a empresa. 

Em Y

No plano de carreira em Y, o profissional pode evoluir para dois caminhos diferentes: gerencial ou especialista. Para o primeiro caminho, são direcionados os profissionais que se aperfeiçoaram no cargo e possuem perfil de líder.

Por outro lado, aqueles que possuem excelentes competências profissionais, com exceção da capacidade de liderança, são encaminhados para o grupo dos especialistas. Dessa forma, há a valorização do colaborador, sem prejudicar o desenvolvimento das equipes. 

Em rede

Ainda que seja semelhante à estratégia anterior, o plano de carreira em rede possui uma diferença super importante. Nesse modelo, o colaborador pode decidir qual caminho deseja seguir, desde que cumpra os requisitos necessários para o cargo que almeja.

Em W

Nesse modelo, o colaborador possui três possibilidades para crescer: liderança, especialização e gestão de projetos. Assim, em vez de ocupar permanentemente um dos primeiros cargos, ele poderá equilibrar a aplicação das suas competências com a habilidade de líder durante um determinado período.

Quais são as vantagens do plano de carreira em linha?

Além da simplicidade e praticidade, o plano de carreira em linha proporciona outros benefícios, inclusive para os profissionais submetidos a essa estratégia de progressão. Veja abaixo quais são:

Evolução salarial

A mudança de cargo no plano de carreira em linha, na maioria das vezes, é acompanhada de uma evolução salarial. Essa é uma das principais vantagens da estratégia para os colaboradores, os quais sabem que, com o passar do tempo, terão acesso a remunerações mais elevadas.

Desenvolvimento profissional

Com uma evolução de carreira bem traçada, os profissionais podem começar a se preparar para esse novo cargo com antecedência, adquirindo habilidades, competências e conhecimentos mais elevados para sua atual posição.

Dessa forma, antes mesmo de ocupar a nova função, eles têm a chance de colocar em prática tudo o que vêm aprendendo, sendo colaboradores ainda melhores.

Redução do turnover

Como a evolução do plano de carreira em linha ocorre em decorrência do tempo, muitos profissionais acabam construindo uma carreira estável na mesma organização, por saberem que terão a chance de evoluir profissionalmente.

A consequência direta para isso é a redução do turnover, isto é, taxa de rotatividade.

Manutenção do foco

Uma pessoa sem objetivos acaba se contentando com qualquer resultado, afinal, qualquer conquista é válida para ela. Em contrapartida, quando determinada uma meta — seja pessoal ou profissional — apenas paramos de lutar quando a alcançamos.

No caso do objetivo profissional, é necessário buscar caminhos de desenvolvimento, como realização de cursos, pós-graduações e até mesmo maior empenho nas funções. Em outras palavras: o foco é direcionado para um único lugar, potencializando as demais estratégias.  

Como funciona o plano de carreira em linha no serviço público?

Como dissemos, o plano de carreira em linha é o mais utilizado por instituições públicas e militares para controlar a evolução dos funcionários.

As regras em relação a esse desenvolvimento profissional são determinadas pela legislação do próprio cargo, seja por leis, decretos, portarias ou estatutos específicos.

Essas normas garantem aos servidores públicos um aumento gradativo da remuneração, bem como uma progressão da carreira, sobretudo em razão do tempo de serviço — o mais utilizado é o intervalo de três anos. A avaliação de desempenho também é uma condição.

Entenda melhor como funciona essa progressão:

A progressão de carreira para servidores

Até atingir o maior nível da sua carreira, o servidor público pode progredir funcionalmente, ocupando outro nível dentro da mesma classe ou categoria.

Para isso, este funcionário deve atender aos requisitos impostos para sua profissão nas instituições. Essas informações estão disponíveis no Plano de Carreiras e Cargos do órgão público a que está vinculado.

Contudo, toda carreira pública possui dois requisitos principais:

  1. Cumprir um determinado intervalo de tempo como titular efetivo do cargo;
  2. Obter resultado positivo na avaliação de desempenho.

Inclusive, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 visa a proibir a progressão ou promoção apenas em razão do tempo de serviço. Caso seja aprovada, vinculará essa evolução a outros critérios.

Progrida na sua carreira com os cursos do EAD PUC Goiás!

A educação é sua principal aliada na carreira pública, tanto na hora de conquistar uma vaga, como também durante sua progressão profissional.

No EAD PUC Goiás você conquista os requisitos necessários para se destacar no serviço público e alcançar cargos cada vez melhores.

Por exemplo, nosso curso de Gestão Pública EAD abre portas para oportunidades em ministérios, secretárias, agências federais, Poder Executivo e muitas outras instituições.

Não perca mais tempo: conheça os cursos do EAD PUC Goiás

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUC Goiás!

Leia também:

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT